Programa de qualificação profissional do MTur chegará a novos municípios

[Por Revista Hoteis, 27/06/2013]
O Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, anunciou ontem (26/03), em debate no 55º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, na capital paulista, que o Ministério do Turismo vai ampliar o seu Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa Turismo) para 120 municípios.
O objetivo é expandir o programa de qualificação profissional para além das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 e atender a outras áreas de serviços essenciais para o setor, com a oferta de 75 cursos. “Vamos firmar convênios com os municípios que estão fora do calendário dos grandes eventos para alcançar 100% dos serviços relacionados ao turismo”, disse o secretário.
Mota citou como exemplos áreas como a de segurança pública, do transporte urbano (especificamente táxi) e do comércio, entre as contempladas; e detalhou as três vertentes do programa Pronatec: Copa, na empresa e social. Este último voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Precisamos do apoio das entidades da hotelaria para o levantamento de demanda e treinamento nestas áreas. A participação do empresariado é fundamental para o sucesso do programa”, destacou.
Em resposta, o presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira de Hotéis, Enrico Fermi, se colocou como interlocutor do MTur no esforço de mobilizar a rede hotelaria. “A ABIH será proativa, convocando seus filiados a colaborarem com o ministério nesse amplo processo de qualificação”, frisou.
O Pronatec pretende treinar 240 mil profissionais até 2014. São cursos ofertados para profissionais do setor (Empresa); para pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho do turismo (Copa); e para pessoas em situação de vulnerabilidade (Social).