Workshop RM Now! reúne 30 hoteleiros em São Paulo

[Por Hôtelier News, 19/03/2012]
Com o objetivo de reunir profissionais de hotéis interessados em implementar ou em aperfeiçoar as técnicas de Revenue Management e Distribuição, o RM Now! – uma realização da GO Consultoria em parceria com o Hôtelier News – reuniu 30 pessoas em um workshop com 45 horas de duração, dividas nas três últimas semanas, sob o comando de Gabriela Otto, renomada profissional de Distribuição do mercado de Luxo, especialista no assunto. A primeira turma se formou nesta sexta-feira (16).
“O Excel aplicado ao RM, com os alunos fazendo exercícios com dados reais de seu hotel no laptop e a gestão de distribuição, na qual os alunos entendem os custos, como lidar com cada canal e as tendências da área, aproximaram muito o conteúdo da prática. Os comentários principais dos alunos foram a objetividade do curso e a possibilidade de implantar os conceitos no dia a dia imediatamente”, reflete Gabriela.
A maioria dos alunos entrevistados afirmam ter tido incentivo do empreendimento onde atuam, além de interesse próprio, para realizar o curso, já que o tema é ainda novidade para a hotelaria brasileira e, por mais que os profissionais tenham noção de como implantar o RM, muitas dúvidas pairam no ar.
Para Daniel Wagner, gerente geral do hotel Planalto, de Ponta Grossa (PR), e a assistente de Vendas e Lazer do Club Med Brasil Natália Del Bianco, encontrar um sistema que reúna as informações de acordo com a necessidade do hotel e construir uma base de dados é o maior desafio antes que as práticas de RM sejam aplicadas.
Grande parte dos alunos, percebendo a necessidade de orientação profissional, procuraram o curso a fim de se interar e utilizar corretamente os procedimentos necessário – gerando assim resultados positivos para a empresa.
É o que aponta Daniel Ferraz, gerente Comercial do Royal Palm, de São Paulo, que afirma ter encontrado no curso uma oportunidade de trocar informações com outros participantes, já que representantes de hotéis de portes diferentes estiveram presentes.
“A maior dificuldade na implantação desta cultura é fazer com que toda a equipe do hotel entenda o espírito do RM e que passem a seguir suas regras”, diz Denis Dessico, coordenador de RM do Meliá Jardim Europa, em São Paulo. Ele conta que, quando se trata de uma equipe, são necessários muitos treinamentos – e o curso em questão apresentou novas ideias de como fazê-los em cada tipo de hotel.
Bianca Bastos, RM do Unique, de São Paulo, diz que há um ano e meio atua no setor dentro do hotel. Ela conta que o começo é bastante difícil quanto à separação de dados, à segmentação de clientes e à implementação desta cultura em outros departamentos.
A percepção de Bianca é que com o curso ficou mais claro que o mercado precisa de profissionais qualificados para trabalhar com RM e que o RM precisa fazer parte do quadro de funcionários dos hotéis. “Em São Paulo, há diversos cursos sobre a área, porém nem todos são suficientemente técnicos e vivenciais”, avalia.
“No cenário atual da hotelaria, entendo que temos diversas etapas a seguir antes de termos o RM 100% implantado”, diz Priscila Pereira, gerente Regional de Vendas da Atlantica Hotels. Ela explica que a difusão da cultura tem que ocorrer em todos os níveis hierárquicos e que a quebra de paradigma seria um dos primeiros passos. “A filosofia de RM, ao meu ver, tem que ser comprada e compartilhada desde a gerência geral, passando por Recepção, Vendas, Reservas e Financeiro”, aconselha.
A gerente da Atlantica analisa que seria interessante a ocorrência de um segundo módulo deste curso, com a finalidade de reciclar o que foi ensinado, atualizar as tendências e aprofundar os conhecimentos, já que o RM tende a perdurar por muitos anos no setor hoteleiro. “No final, 100% dos alunos disseram que indicariam o curso. Definitivamente não existe nada parecido no mercado. Para as próximas turmas, com a ajuda do feedback dos alunos, vamos aprofundar alguns assuntos e agrupar as aulas em uma semana”, adianta, orgulhosa, a especialista Gabriela Otto.
Uma nova edição do workshop deverá acontecer entre os dias 7 e 11 de maio deste ano, em São Paulo, e programação está disponível no site do RM Now!. Igualmente à primeira edição, a segunda terá apoio instituicional do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *