Expocietec 2012 aposta na inovação como foco para o desenvolvimento do País

[Por Fecomercio, 16/10/2012]
Evento realizado pela FecomercioSP em parceria com o Cietec aponta os caminhos que devem ser percorridos para o crescimento econômico por meio da inovação
As áreas de inovação e tecnologia só vão se expandir no Brasil se houver atuação em conjunto entre as iniciativas público e privada e a academia. Esse eixo central foi unanimidade entre os presentes ontem (15) na Expocietec 2012, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Na opinião dos especialistas, esse tripé de atuação é essencial para o desenvolvimento econômico do País, uma vez que é preciso pensar em incentivos fiscais que acarretariam em mais iniciativas inovadoras com amparo técnico de universidades por meio de parques tecnológicos, por exemplo.
“Com as taxas de juros em declínio, temos visto mais empresas da área de serviços procurando a nossa instituição”, conta o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo. De acordo com ele, este novo cenário tem trazido empreendimentos de áreas que antes não buscavam tanto as linhas de crédito para ampliar sua atuação de alguma forma. “A demanda do setor de serviços vem crescendo muito. Temos interagido cada vez mais com pequenas e médias empresas”, acrescenta Melo.
Além do crescimento interno e o amadurecimento das micro, pequenas e médias empresas no Brasil, é preciso pensar no cenário internacional e como isso pode afetar a atuação dos empreendimentos. “O Brasil já é uma oportunidade há muito tempo e logo será uma necessidade. Temos que aproveitar essa oportunidade para criar um centro de negócios”, orienta o presidente da Brasil Investimento e Negócios (BRAiN), Paulo Oliveira. Na opinião dele, para as PMEs, ter a atenção de outras economias e investidores estrangeiros é fundamental tornar o País em um verdadeiro polo de negócios.
A Expocietec 2012 é uma realização da FecomercioSP em parceria com o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec). O evento é o grande encontro brasileiro do empreendedorismo inovador de base tecnológica, com expositores nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, medicina e saúde, meio ambiente, eletroeletrônica e química.
A Expocietec 2012 continua hoje (16), na sede da FecomercioSP, com o Seed Fórum Cietec, Lounge de Negócios e a 3ª Reunião Técnica do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.
Para mais informações, acesse: www.expocietec.com.br