Grupo de Trabalho Náutico tem 1ª reunião após ser instituído por MTur

[Por Mercado e Eventos, 08/05/2014]
O Grupo de Trabalho de Turismo Náutico realizou, em Brasília, sua primeira reunião depois de instituído formalmente pelo Ministério do Turismo em portaria divulgada no Diário Oficial, na última terça-feira (07/05). O projeto Orla, a certificação Bandeira Azul e a elaboração de um guia de orientação para construção de portos e marinas foram alguns dos assuntos em pauta.
O primeiro passo para a elaboração do guia será reunir os instrumentos legais que tratam do tema e também experiências bem-sucedidas de implantação de equipamentos náuticos no país. O representante do Ministério do Meio Ambiente, Salomar Mafaldo, apresentou o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), voltado para o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União. Ele afirmou que 90 municípios já aderiram ao projeto e estimou que até o final deste ano terá um material para subsidiar as prefeituras na elaboração de planos de exploração da orla.
As oficinas do projeto Orla, ações de sensibilização realizadas nos municípios que aderiram à iniciativa do governo federal, poderão ser instrumentos de divulgação do programa internacional de certificação de praias e marinas Bandeira Azul. Parte da reunião foi dedicada a apresentações de números do setor náutico no Brasil. O presidente da Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos (Brasilcruise), Carlos Eduardo Bueno Netto, mostrou dados da movimentação nos portos disse que o potencial do mercado brasileiro de cruzeiros é de três milhões de passageiros.
O GT de Turismo Náutico, coordenado pelo MTur, tem 23 membros entre representantes de órgãos públicos, de entidades patronais e de trabalhadores do setor e de organizações da sociedade civil. O objetivo do grupo é subsidiar a elaboração de políticas públicas e o desenvolvimento de ações necessárias ao fortalecimento do setor no país.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *