Hotéis independentes são maioria em todo o Brasil, diz IBGE

[Por Hôtelier News, 14/05/2012]
O hotéis independentes são maioria esmagadora no número de meios de hospedagem situados em regiões metropolitanas no Brasil. De acordo com dados da PSH 2011 (Pesquisa de Serviços de Hospedagem), em sua segunda edição, os estabelecimentos de hospitalidade que são administrados de forma independente são cinco vezes mais numerosos que os empreendimentos vinculados a redes hoteleiras.
Elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em parceria com o MTur (Ministério do Turismo), a pesquisa mostra que as regiões metropolitanas das capitais concentram 3.435 unidades hoteleiras, das quais 2.929 são independentes. Ao passo que os hotéis pertencentes a grupos internacionais são 333 e os ligados a cadeias nacionais somam 173.
O estudo, que computa também hotéis históricos, resorts e hotéis-fazenda, revela que em destinos como Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Região Metropolitana de Macapá (AM) e Palmas (TO) não existem hotéis vinculados a redes nacionais. Enquanto as companhias internacionais e os independentes estão presentes em todas as regiãoes metropolitanas do País.
Algumas dados que ganham destaque no estudo são o alto número de hotéis independentes nas regiões mais desenvolvidas no Brasil. Segundo o estudo, as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tem 601, 261 e 210 hotéis independentes, respectivamente, e são as zonas com maior número de independentes no Brasil.
Um levantamento feito em 2011 pelas consultorias CB Richard Ellis e Neoturis já havia apontado a discrepância entre hotéis independentes e de rede no País: dos aproximadamente 6 mil meios de hospedagem (pousadas, hotéis, entre outros) existentes no Brasil, apenas 3% estão sob a gestão de alguma marca hoteleira.

1 thought on “Hotéis independentes são maioria em todo o Brasil, diz IBGE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *