Hotéis do RJ têm queda nas taxas de ocupação

[Por Hoteliernews, 06/02/2013]
A pesquisa Panorama da Hotelaria Brasileira: 4º trimestre de 2012, realizada pela consultoria Hotelinvest, registra retração no número de quartos ocupados no mercado hoteleiro fluminense. A queda foi de 8,5% no último trimestre de 2012 – no comparativo com período idêntico do ano anterior.
O movimento é reflexo do aumento de oferta vivenciado pelo mercado regional, com alta de 6,6% devido inauguração de hotéis do segmento econômico, e da queda de demanda em 2,5%.
A diária média sofreu desaceleração no seu aumento em relação ao semestre anterior, porém ainda apresentou crescimento de 13,1%. O índice RevPar (receita por apartamento disponível) teve crescimento menor que o esperado, com 3,4%. A expectativa era de que o Réveillon e feriados mantivessem ritmos semelhante aos apresentados em 2011.
Mesmo com os resultados observados, a hotelaria do Rio de Janeiro traz a seu favor os bons resultados de 2011, período em que outras cidades já apresentavam tendência à desaceleração.
A região acompanhou a média do cenário hoteleiro nacional para o último trimestre do ano passado. A pesquisa completa pode ser acessada na página da consultoria.