Pesquisa RAIO X DO SETOR realizada pela ABEOC é divulgada em revista do mercado
A pesquisa RAIXO X DAS EMPRESAS DE EVENTOS NO BRASIL 2019, realizada pela ABEOC Brasil, foi divulgada na revista Reflexão e Análise da Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos. A publicação contém artigos de especialistas e técnicos e a edição é relativa ao 1º Trimestre de 2020.
A pesquisa RAIXO X foi coordenada por Luiz Carlos Barboza, consultor especializado em competitividade, inovação e gestão para entidades empresariais e empresas, com destaque para turismo e eventos, e que fez a análise dos dados na revista.
Segue o material divulgado na íntegra:
Coordenei essa pesquisa para a ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Os últimos dados desse setor remontam a 2013 através do estudo “Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil” realizado pela ABEOC, SEBRAE, CNC e Universidade Federal Fluminense.
A pesquisa atual não tem a mesma dimensão pois trata-se de uma amostra representativa de 155 empresas do setor de todo o Brasil, sendo 52% de empresas asssociadas à ABEOC e 48 de não associadas. O nível de confi ança é de 95%, com margem de erro de 2% para cima ou para baixo.
Apresentamos alguns destaques da pesquisa, mas o conteúdo integral poderá ser obtido através do www.abeoc.org.br. Quanto ao perfi l da gestão da estrutura organizacional da empresa Pesquisa “RAIO X DAS EMPRESAS DE EVENTOS NO BRASIL – 2019”
Perfil típico da empresa de eventos no Brasil
98% são pequenas empresas (faturameto anual de até R$ 4,8 milhões).
Cerca de metade tem ação estadual/regional e a outra metade atua em todo Brasil,
sendo que 14% também atuam no exterior.
Empresas não associadas a ABEOC possuem em média 6,2 anos de existência e
82% das associadas ABEOC tem acima de 10 anos de vida.
Ocupam diretamente em médias 10 pessoas (incluindo os sócios).
20% das empresas apenas organizam eventos e 27% são apenas fornecedoras ou
prestadoras de serviços. As empresas que executam as duas funções alcançam 38%
do total. 81% tem um ou dois sócios.
O faturamento médio anual por empresa é de R$1.780.000,00
72% das empresas estão nos regimes de tributação MEI e SIMPLES.
Observa-se que cerca da metade das empresas apresentam indicadores positivos
(padrão aceitável + padrão superior) quanto a aplicação de melhores práticas de
gestão de fornecedores, colaboradores, funções e responsabilidades, normas e
padrões e melhoria de produtos e serviços. O destaque positivo foi em missão
no qual 73% das empresas tem desempenho razoável e superior. Já em relação a
análise de resultados somente 30% das empresas utilizam das melhores práticas
de gestão.
Quanto a Gestão de Clientes
Os dados são bastante positivos quanto a prática de identificar as necessidades
e expectativas de clientes, na qual 57% das empresas tem desempenho superior
e mais 24% tem desempenho razoável. Quanto ao registro e tratamento das
reclamações de clientes observa-se que 29% tem padrão razoável e 44% registram
padrão superior.
Quanto a Inovação e Novas Tecnologias
Ressalte-se que a grande maioria – 82% das empresas de eventos, conforme
gráfico abaixo, estão envidando esforços efetivos de inovação, sendo 45% num
padrão aceitável e mais 37% já em padrão superior.
Não obstante a esses grandes esforços de inovação, verifica-se que algumas
tecnologias ainda estão gradativamente sendo utilizadas, com exceção da
utilização aceitável e superior de redes sociais por 75% das empresas. As demais
tecnologias apresentam indicadores de menor utilização. As plataformas e
aplicativos de gestão – tão importantes para gerenciamento completo das
inúmeras atividades na execução de um evento – somente tem padrão razoável
e superior em 55% das empresas. Outra constatação de baixa utilização é o CRM –
Customer Relationship Management – empregado por 41% das empresas. Outras
tecnologias vem sendo gradativamente empregadas como reconhecimento
facial e utilização de influenciadores digitais.
Os dados evidenciam que as empresas precisam dedicar maiores recursos em
inovação e tecnologias para que possam estar mais competitivas num mercado
de concorrência tão acirrada.
Principais Dificuldades que as Empresas Enfrentam
As empresas relatam que a concorrência desleal e injusta (52%) é a maior das
dificuldades enfrentadas, seguida das dificuldades de contar com profissionais
qualificados (46%) e da carga tributária (46%). Também merecem destaque o
excesso de regulamentação e de burocracia por 32% das empresas.
Previsão de faturamento em 2020
Verifica-se que 73% das empresas esperam crescimento de faturamento em
- É um indíce de confiança empresarial bastante positivo. Em média, as
empresas esperam um aumento de 6,15% em suas receitas, contudo merece
destaque que 29% das empresas projetam crescer mais de 10%. Esses dados
www.unedestinos.com.br 27 corroboram a expectativa de que o setor de eventos no Brasil tem crescido em torno de 6,5% ao ano, nos anos recentes, mesmo com a crise econômica que o Brasil tem enfrentado.
Previsão do número de pessoas contratadas em 2020
Os dados da pesquisa revelam que 44% pretendem aumentar o número de
pessoas contratadas em 2020. Considerando todas as empresas, a média de
aumento de contratações é de 4,4%.
Principais Estratégias que as Empresas pretendem adotar para serem mais
competitivas
Essa é a agenda empresarial para se alcançar maior competitividade!
Avaliação do Ministro do Turismo e do Presidente da República.
Ambos tiveram avaliação positiva próxima de 60%, ao somarmos as respostas de
regular, bom excelente. A avaliação do Presidente da República ficou em 59% e
de 61% para o Ministro do Turismo.
Comments (1)
É muito bom ver a ABEOC atuando tão bem em nome do nosso ecosistema de negócios , parabéns !
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