Embratur fortalece apoio à promoção de eventos internacionais
[Por Portal Brasil, 23/10/2015]
O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) está intensificando as ações para incentivar a realização de eventos internacionais no Brasil, com base na parceria entre os poderes público e privado. Esta semana, por exemplo, está sendo divulgada na cidade de Le Havre, na França, a competição náutica Transat Jacques Vabre, que em novembro chegará à cidade de Itajaí (SC), com a previsão de receber 200 mil participantes.
A competição terá largada no dia 25 de outubro em Le Havre, França. Mais de 40 barcos partirão rumo a Itajaí, em um trajeto de 5,4 mil milhas, e devem chegar à cidade catarinense entre os dias 3 e 15 de novembro.
“Os eventos internacionais, fundamentais para promover o Brasil como destino turístico, e o apoio do Instituto às cidades brasileiras, mediante o suporte aos projetos de candidaturas e promoções dos eventos, são muito importantes para o incremento do turismo na economia. Acredito profundamente que o papel da Embratur e do governo é de atuar em parceria com a iniciativa privada para atrair esses visitantes de negócios e eventos e, principalmente, divisas para o nosso País”, explica o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Entre os eventos apoiados pela Embratur, estão o 40th Travel Mart Latin America, que ocorrerá em Foz do Iguaçu em setembro de 2016, e a promoção do Junior Enterprise World Conference, que será realizado em Florianópolis (SC) em 2016.
Turismo de negócios e eventos
O turista de eventos gasta, em média, US$ 2.122,86 durante uma viagem de sete dias. Isso representa três vezes mais do que o turista de lazer. Além disso, eles fazem uma divulgação espontânea do destino em que o evento foi realizado, estimulando a vinda de futuros visitantes.
O segmento de reuniões, incentivo, congressos eventos (MICE, em inglês), atualmente têm contribuído sobremaneira no incremento do fluxo de turistas para o Brasil, segundo o Plano de Marketing da EMBRATUR – Aquarela 2020.
Todos os esforços que têm sido empreendidos nesse sentido, ano após ano, fizeram com que houvesse um crescimento no número de eventos, congressos e incentivos realizados em mais de 60 cidades brasileiras. A classificação do Brasil no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) entre os 10 primeiros países no mundo que mais realizam eventos reflete esse trabalho.