Fifa aprova disputa da Copa das Confederações com seis sedes

[Por Brasilturis, 22/05/2012]
A homologação será feita em setembro, mas o Conselho Executivo da Fifa, reunido no 62o. Congresso da entidade que acontece em Budapest, na Hungria, definiu que a Copa das Confederações deverá contar com seis cidades-sede. O torneio, entre 15 e 30 de junho do ano que vem, tem Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro asseguradas, a idéia é a inclusão de Recife e Salvador.
Segundo o comunicado da FIFA, foram preparados calendários de jogos incluindo quatro, cinco e seis cidades-sedes. A entidade informa que esse procedimento é padrão, em função da importância do evento, e reforça ter confiança na realização do torneio nas seis cidades. Em 30 de maio, serão anunciados a tabela de jogos e os horários das partidas.
Pela previsão, a abertura será no Estádio Nacional de Brasília e a final, no Maracanã, no Rio de Janeiro. As oito seleções serão divididas em dois grupos durante o sorteio, previsto para São Paulo, em 1º de dezembro. Os ingressos começam a ser vendidos pouco depois.
Estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), o Japão (vencedor da Copa Asiática), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da Euro 2012 e da Copa da Oceania de 2012.
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que está em visita hoje ao estádio em construção do Corinthians, na zona leste, em São Paulo, acompanhado de autoridades paulistas, reafirmou que sempre manteve a expectativa de seis cidades sediando o torneio do ano que vem, o grande teste para a Copa do Mundo do ano seguinte.
Ao conferir mais 10% de avanços na obra do estádio que vai abrir a Copa, Rebelo assinalou que esta é uma a seqüência de acompanhamento permanente que a pasta e o comitê organizador da Copa 2014 estão realizando, como foi ontem no estádio do Pantanal, em Cuiabá. No final de semana, Rebelo voltará ao Recife, para acompanhar a Arena Pernambuco, que está com 40% em seu avanço físico.
Na Bahia, o ministro esteve na semana passada, acompanhando a Arena da Fonte Nova que, segundo o consórcio construtor, está com 60% concluído. Entre as fases finalizadas estão a demolição, a reciclagem, a terraplanagem e as fundações. A superestrutura está mais de 95% terminada. A instalação da cobertura, que estava prevista para este mês, foi antecipada para abril e três módulos da estrutura metálica, no setor leste da arena, já foram colocados.
“A idéia do governo é a de contar com as seis capitais como sede”, declarou o ministro, considerando a decisão anunciada como um gesto de boa vontade da Fifa e um voto de confiança para Salvador e Recife”.
A imagem da Copa das Confederações também foi definida pela entidade, com a estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira. Considerada por decreto como ‘centro de interesse para as festividades do “Dia da Ave”, símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e Ave Nacional do Brasil. É comum em todo o território sul-americano e identificado pela cor de ferrugem do ventre e pelo canto melodioso durante o período reprodutivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *