Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia participa de encontro no Japão

[Por Revista Eventos , 17/08/2015]
A pauta do encontro prevê a apresentação das 28 cidades que foram incorporadas à Rede Mundial em dezembro de 2014, entre elas as brasileiras Florianópolis e Curitiba, na categoria Design, totalizando 69 cidades de 32 países. A comitiva de Florianópolis vai candidatar a capital catarinense para receber o Encontro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO em 2017. Para isto, está levando o dossiê do Florianópolis Convention & Visitors Bureau que mostra as belezas naturais da cidade e a infraestrutura para eventos. Florianópolis é o quarto município brasileiro que mais realiza eventos internacionais, de acordo com o mais recente ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), que na lista de países indica o Brasil na nona posição.
No encontro do Japão a UNESCO também irá apresentar um relatório sobre as principais atividades desenvolvidas pelas cidades criativas e serão definidas as áreas prioritárias de trabalho para o Grupo de Direção e futuros desenvolvimentos da Rede.
Haverá ainda uma mesa-redonda dos prefeitos, onde os representantes serão convidados a partilhar as suas opiniões sobre o impacto da denominação de Cidade Criativa UNESCO, a fim de promover o papel da criatividade como um facilitador e condutor do desenvolvimento urbano sustentável e sua visão para o relançamento da Rede no futuro.
FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia
A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.
O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).