Abav-SP promove três capacitações para a próxima semana
[Por Mercado e Eventos, 11/07/2014]
Com o tema “Financeiro básico”, Danusa Prado, especialista na área financeira, ministrará o próximo curso da ABAV-SP que se inicia na segunda-feira (14). Voltado para assistentes administrativos e financeiros, analistas, supervisores e consultores de viagens, o objetivo do curso é aplicar o conhecimento inicial da matemática e a sua utilização no dia a dia.
O conteúdo programático inclui a introdução da matemática aritmética e a sua utilização na rotina administrativa, a aplicação efetiva da regra de três, além de explicar o porquê de se fazer rateios e ensinar como aplicá-lo na agência. O curso ensinará também a fazer tabelas com valores, pesos e representatividade e relembrará os conceitos para calcular e analisar os números de um jeito fácil, capaz de introduzi-lo à rotina.
“A apresentação me proporcionou relembrar os conceitos matemáticos para as análises financeiras”, declara Paulo Sérgio de Moraes, da agência de viagens Maxxima Turismo e Passagens, que participou de uma das edições do curso.
Lucia Ferraz, consultora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, ministrará o curso “PRV – Programa de Remuneração Variável” entre terça e quarta-feira (15 e 16), em uma carga horária de 8 horas. Com o público-alvo para gestor, supervisor, gerente e diretor das áreas comercial, operacional, administrativa e financeira das agências de viagens, o curso tem como objetivo apresentar as diretrizes gerais, conceitos e técnicas para o planejamento de remuneração variável.
A grade do curso iniciará com um panorama sobre os conceitos e as técnicas de aplicação do PRV, ensinar as agências a realizar um diagnóstico para implantar o programa, além dos objetivos estratégicos e alinhamento na elaboração dos critérios e procedimentos da estrutura do PRV. O curso abordará ainda salário, modelo e estratégias de remuneração, quem tem direito a receber, comissão, bonificação, premiação, PL e PLR e quando pagar.
“A cada treinamento adquiro mais informações e fico cada vez mais preparado”, comenta Sérgio Durval da Silva, da agência de viagens Platinum Turismo, que esteve presente em uma das edições do curso.
O último curso da semana será na quinta-feira (17), com o tema “Como as agências de turismo podem prevenir e defender-se em processos de consumidores”. Voltado para funcionários das agências de viagens, o objetivo do curso é orientar os participantes sobre como atender o cliente de acordo com o porte da sua agência, seguindo as regras do Código de Defesa do Consumidor nas ofertas, publicidades, práticas comerciais e contratação. O curso tem como meta abordar os conceitos introdutórios, direitos básicos do consumidor, responsabilidade das agências de viagens e etapas nas relações de consumo.
Estas e demais ações de capacitação realizadas pela ABAV-SP têm o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP). Os associados destas entidades têm acesso ao mesmo valor aplicado aos associados da Abav-SP.