Sistema CNC-Sesc-Senac debate turismo e inclusão na Vila do Saber

[Por CNC, 05/09/2013]
“É preciso pensar tudo para todos”. Dessa maneira, a especialista em inclusão e turismo acessível, Maria Conceição Monteiro, resumiu a forma como o turismo deve trabalhar em prol da inclusão social. Palestrante convidada do Sistema CNC-Sesc-Senac, a especialista abordou o atendimento a pessoas com deficiência e a criação de atividades e roteiros inclusivos, dia 4 de setembro, na Feira de Turismo das Américas, que acontece no Anhembi, em São Paulo, até dia 8 de setembro.
Maria Conceição falou sobre a evolução histórica segundo a qual a preocupação com a diversidade passou da integração (em que a pessoa com deficiência e sua família deviam adaptar-se ao que a sociedade oferecia) à inclusão, onde a sociedade passa a se preocupar e garantir a participação dessa pessoa com deficiência. “A visão da inclusão é um novo modelo social em que a participação da pessoa com deficiência é uma preocupação de todos, governo, empresas e pessoas”, afirmou. “Por isso as agências de viagem e demais profissionais da cadeia produtiva do turismo devem se preparar para ofertar produtos, roteiros e atendimento adequados”, disse.
“Na área de serviços, quem tem mais conhecimento é que faz o diferencial”, lembrou Maria Conceição Monteiro. Por isso, a especialista acredita que, com a concorrência da internet, uma alternativa para as agências de viagem e profissionais é se especializarem para atender um público que precisa de espaços, programações e produtos adequados. Maria Conceição apresentou a legislação vigente sobre o tema, além de exemplos bem sucedidos de inclusão, como o case da cidade de Socorro, em São Paulo, que é referência para esportes radicais, com oferta de roteiros adequados, além de um hotel completamente adaptado para receber pessoas com deficiência. Toda a palestra de Maria Conceição Monteiro contou com um tradutor de Libras, para participantes surdos ou com deficiência auditiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *