10 anos de MTur

[Por Aquarela 2020, 16/05/2013]
Uma solenidade, nesta quarta-feira (15) em Brasília, marcou o aniversário de 10 anos de criação do Ministério do Turismo. Foi a abertura do Encontro Nacional de Turismo, organizado pelo MTur, e que contou com a participação do ministro Gastão Vieira, da ministra da Cultura Marta Suplicy, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), presidente da Comissão de Turismo e o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Os 10 anos de criação do Ministério do Turismo marcam, também, a década em que a Embratur vem trabalhando exclusivamente com a promoção turística internacional. O que serviu para que as autoridades presentes à reunião fizessem um balanço sobre o tema. Flávio Dino, presidente da Embratur, apresentou números que mostram o sucesso da decisão do governo federal em especializar uma autarquia na promoção internacional. “Basta lembrar que, desde 2003, elevamos a entrada de divisas por meio do turismo de US$ 2,479 bilhões a US$ 6,645 bilhões no ano passado, um crescimento de 168%, bem acima da média mundial”, afirmou Dino.
“Flávio resumiu bem os ótimos resultados que estamos obtendo com nossa promoção internacional”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “O Brasil teve um crescimento robusto nos últimos anos, apesar da crise internacional”, afirmou.
Lei Geral do Turismo
O presidente da Embratur também destacou a aprovação, nesse período, da Lei Geral do Turismo, que criou um arcabouço legal para o tema. “Sua aprovação pelo Congresso Nacional contou com o trabalho constante da então ministra do Turismo Marta Suplicy”, afirmou Dino.
Hoje chefiando a Cultura, Marta agradeceu a lembrança de Dino e destacou o trabalho que a Embratur vem fazendo na promoção internacional, apoiando a promoção internacional da cultura brasileira. “Nos grandes eventos que o Brasil vai receber em breve, precisamos mostrar para o mundo que somos”, afirmou Marta. “Mostrar nossa cultura, que é um fator tão importante para impulsionar o turismo”.