Brasil leva futebol, ecoturismo e aventura para ITB Berlim

[Por Aquarela2020, 06/03/2013]
O Brasil foi destaque no primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (ITB Berlim), que começou hoje (6) e vai até o dia 10 de março. Para o diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso, a participação do Brasil na ITB completa a ação da Semana do Brasil na Alemanha. “Realizamos ontem (5) mais uma edição do Goal To Brasil, que reuniu 200 pessoas, entre profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião desse mercado que é considerado prioritário para a Embratur”. A Alemanha é o principal emissor de turistas da Europa para o Brasil.
Sede dos grandes eventos esportivos mundiais dos próximos anos, o Brasil está com um estande de 603,75m² com localização privilegiada e conta com a participação de cerca de 50 co-expositores, sendo 20 institucionais (destinos) e 30 empresários do setor turístico do Brasil interessados em fazer negócios com empresas da Alemanha.
Entre os co-expositores do estande da Embratur, está Pernambuco que foi destaque do Goal To Brasil. Para o secretário de Turismo do estado, Alberto Feitosa, ações seguidas no mesmo mercado potencializam os resultados e otimizam os recursos. Sobre a participação do país na ITB, o secretário comentou: “O estande está bem localizado, tendo a entrada como referência. A área está bem aproveitada, oferecendo um espaço para os operadores realizarem negócios e os destinos fazerem sua promoção individual”.
Opinião semelhante tem a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun. Para ela, o estande idealizado pela Embratur está em um lugar privilegiado com uma apresentação visual que destaca o destino diante dos outros estandes. “Ao entrar no pavilhão, já é possível visualizar e localizar o estande, a apresentação está interessante, pois estamos conseguindo atrair os visitantes”. E ainda complementou: “O estande tem o mesmo padrão dos outros, que atende, além da beleza, a funcionalidade”.
A ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) também é co-expositora da Embratur na ITB Berlim. “Participamos com o objetivo de promover a Feira da ABAV. Aqui podemos atrair novos destinos e fortalecer o relacionamento com destinos já tradicionais”, disse o presidente da entidade, Antonio Azevedo. Para ele, a presença da Embratur no evento é sempre marcante. “Nesta edição, estamos com um belo estande, bem situado, que favorece a realização de novos negócios, que é o objetivo dos empresários que participam”, ressaltou Azevedo.
As ponderações do presidente da ABAV vão ao encontro da iniciativa da Embratur em participar de eventos que promovam um ambiente de negócios. “Estamos privilegiando as feiras que ofereçam oportunidades de negócios concretos para nossos expositores, além de estar presentes institucionalmente”, destacou o diretor da Embratur, Marcelo Pedroso.
Referência em Ecoturismo & Aventura
As práticas sustentáveis de turismo no Pantanal foram tema de palestra no fórum realizado durante a ITB. “O país tem se mostrado um exemplo singular do desenvolvimento do segmento de Ecoturismo e Aventura, com práticas sustentáveis”, disse a coordenadora-geral de Acompanhamentos e Estruturação de Produtos da Embratur, Delma Andrade.
Ela explica que o caso de sucesso apresentado foi de Bonito (MS), por ser reconhecido no Brasil e também no mercado internacional, como destino de boas práticas desse segmento turístico. “A cidade recebe, há 11 anos consecutivos, prêmios como melhor destino sustentável do Brasil”, disse a coordenadora durante a apresentação que atraiu a presença de profissionais de turismo de todo o mundo.
Agenda de trabalho
Os próximos dias de trabalho no estande do Brasil prometem ser movimentados. A programação prevê reuniões com importantes entidades do turismo no mundo, como ATTA (Adventure Travel Trade Association); WYSTC (World Young Student Travel Conference) e IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Associaton). No estande do Brasil, também acontecerá um evento de apoio à captação do Congresso Mundial de Ecoturismo 2014.