Convention confirma a vinda de 26,7 mil turistas de eventos ao Espírito Santo

[Por Brasilturis, 05/05/2013]
Dados do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) confirmam a vinda de 26,7 mil turistas ao estado este ano. De acordo com a Fundação, os 70 eventos técnicos/científicos e de lazer programados responderão por movimentação financeira da ordem de R$ 46.8 milhões, distribuídos em gastos com hotéis, restaurantes, espaços para eventos, artesanato, salões de belezas, entre outros.
O presidente do ESC&VB, Alfonso Silva, explica que o Estado se consolidou como destino turístico de eventos. “Somos importante concorrente na disputa nacional por eventos. Criamos uma estratégia própria e customizamos cada campanha para novas captações. Há anos, esse trabalho vem surtindo efeito, tanto que hoje o turismo de eventos é um importante propulsor da economia local, gerando receitas, empregos e apresentando o ES como destino turístico”, disse.
Embora o Espírito Santo tenha ainda entraves para o turismo de eventos, existem diferenciais que lhe permitem disputar com outros centros nacionais de eventos, como Maceió (AL) e Curitiba (PR). Sua localização é um deles.
“É uma grande facilidade para o realizador estar próximo a grandes centros emissores, como São Paulo e Rio de Janeiro. Outro ponto forte é a qualificação dos fornecedores locais. Hoje é possível contratar no estado todos os tipos de serviços e produtos necessários para a realização de um evento, o que minimiza gastos e tempo. Além disso, temos um plus, que é o turismo de lazer. Ao apresentarmos os atrativos turísticos locais sempre despertamos o interesse e a curiosidade dos decision makers, como chamamos as pessoas que decidem o local de realização do evento”, conta o vice-presidente do ESC&VB, Cláudio Cardoso.