Brasil mostra vocação no segmento de negócios e eventos
[Por Brasilturis, 01/12/2012]
Terminou nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, em Barcelona, na Espanha, a EIBTM – The Global Meetings & Events Exibition, um dos mais importantes eventos voltados ao segmento MICE – Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions (encontros, incentivos, convenções e feiras). A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da feira com um estande de 223,25 m². O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antônio Lomanto e Maria Katavatis, coordenadora geral de Negócios Eventos e Incentivos do Instituto, estiveram presentes.
“Trata-se de uma dinâmica direcionada ao segmento de negócios, eventos e incentivos, que engloba uma série de atividades voltadas à realização de networking, orientação e educação profissional aos visitantes e expositores, objetivando finalmente a construção de redes de negócios”, explicou Lomanto.
Segundo o diretor da Embratur, durante a EIBTM estreitou-se o relacionamento com organizadores de eventos e entidades associativas. “Com a realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, o estande brasileiro teve uma intensa procura por grupos de turismo religioso”, disse. O evento prevê a chegada de dois milhões de jovens no país, dentre eles a forte participação do mercado da Península Ibérica visitando não apenas a capital fluminense, mas outros destinos brasileiros. “Além disso, tivemos uma forte procura na prospecção de congressos do segmento médico”, completou.
A programação do estande incluiu ainda apresentação de capoeira no espaço da calçada interativa, exibição da campanha de divulgação do Brasil – “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida” – e do filme da nova campanha de promoção do Brasil MICE – Turismo de Negócios.
O espaço brasileiro foi composto por 27 cooperados, incluindo destinos brasileiros representados por órgãos oficiais de turismo, Convention and Visitors Bureau, além de agências de viagens, companhias aéreas e operadoras de turismo receptivo especializadas no seguimento MICE.
Mercado espanhol – Mesmo com momento de crise e a alta taxa de desemprego, a Espanha segue forte no segmento de Turismo de Negócios, visto que, segundo dados da última pesquisa da Demanda Turística Internacional, 32,4% da motivação de viagens dos turistas espanhóis para o Brasil são voltados para os negócios, eventos e convenções, superando o turismo de lazer (30,2%). Desta forma, notou-se que há um aquecimento desse nicho de mercado por meio da forte participação de destinos e profissionais do turismo espanhol durante a feira. “No evento, houve grande interesse e procura por destinos brasileiros para o segmento MICE. A Espanha é o 5º país, da Europa, emissor de turistas ao Brasil, sendo para nós um mercado prioritário”, ressaltou Lomanto.