Empresários brasileiros e britânicos se encontram na WTM

[Por Embratur , 05/11/2014]
Começou nesta terça-feira (4) na 35ª edição da World Travel Market (WTM), em Londres, as ações de benchmarking entre os 13 empresários brasileiros e os empresários britânicos com foco nos grandes eventos esportivos, especialmente os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, recebeu os empresários no estande do Instituto e ressaltou a importância da troca de experiências. “O Projeto Benchmarking vai até o dia 11 de novembro e é o momento para compartilharmos as melhores práticas relativas ao incentivo do turismo, além de conhecermos a realidade de Londres, que sediou a última Olimpíada em 2012”, destacou Neto.
As atividades de benchmarking são promovidas por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo, a Embratur e o SEBRAE, firmado em agosto de 2013. A primeira ação desse acordo está sendo essa viagem a Londres que segue  uma metodologia de observação e registro de boas práticas que vai trazer para o Brasil um conjunto de aprendizados e diferenciais competitivos para potencializar a participação e o engajamento de micro e pequenas empresas brasileiras em eventos como as Olimpíadas de 2016.
O principal objetivo do projeto é a identificação, observação e análise, em destinos reconhecidos, de boas e melhores práticas, por meio da técnica de benchmarking, possibilitando que outros destinos turísticos com vocações semelhantes tenham como referência as estratégias e os modelos levantados e possam adaptá-los a sua cultura e as suas peculiaridades, com vistas a uma mudança que leve o desenvolvimento da atividade turística no País a melhores resultados.
“Teremos a oportunidade de aprender com aqueles que já sediaram uma Olimpíada. Que já tiveram contato com a realidade de desafios e de superações. Será um aprendizado que nos servirá de base e referência”, afirmou o diretor de Produtos e Destinos, Marco Lomanto.