26ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros tem inicio

[Por Revista Hotéis, 25/04/2o12]
Teve inicio agora à pouco a 26ª edição do ENCATHO — Encontro Catarinense de Hoteleiros, que é promovido pela ABIH/SC — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado de Santa Catarina e que tem a Revista Hotéis como Media Partner. O Encontro que é composto por 11 eventos paralelos acontece até esta próxima sexta-feira, dia 27 de abril no Centro Sul, em Florianópolis (SC) tendo como público alvo empresários, profissionais, mídia, estudantes e fornecedores dos hotéis e pousadas de Santa Catarina, associados ou não à ABIH-SC.
O objetivo do evento é promover a troca de experiências, avaliar o momento atual e sua repercussão no setor e identificar tendências e oportunidades de negócios; fortalecer a integração do segmento na elaboração e construção participativa de uma hotelaria sustentável e de qualidade no Estado; identificar demandas dos associados e do setor para a elaboração e execução do plano de desenvolvimento do segmento e da ABIH-SC e fortalecer a estrutura interna da entidade e ampliar seu quadro de associados.
Várias autoridades públicas e representantes de entidades da hotelaria estiveram prestigiando este evento que é o mais tradicional do setor no Brasil. Entre as autoridades públicas estavam: Waldir Walendowsky, Presidente da SANTUR – Órgão de Turismo do Estado de Santa Catarina e Jaime Tonello, Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis. Entre os representantes de entidades estavam João Eduardo Moritiz, Presidente da ABIH-SC, Enrico Fermi, Presidente da ABIH Nacional, Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Anita Pires, Presidente da ABEOC Nacional, entre outros.
O evento começou com a apresentação de Odílio Manezinho, um humorista catarinense que mostrou um pouco da cultura açoriana, tão presente em Santa Catarina. Iniciando os discursos, o Presidente Moritz destacou o tema A Hotelaria na Era da Informação e que todos os profissionais do setor devem estar preparados para os novos desafios tecnológicos que o setor exige. “Hoje em dia os consumidores são muitos exigentes, pesquisam e comparam preços e serviços e o hoteleiro tem de acompanhar estas mudanças para a própria sobrevivência de seu negócio. Nestes três dias de ENCATHO haverá temas muitos interessantes focando o assunto e os hoteleiros terão uma grande oportunidade de aprimorem os conhecimentos”, destacou Moritz.
Já o Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi elogiou em seu discurso a dificuldade de se organizar um evento e parabenizou a ABIH de Santa Catarina pela organização da 26ª edição do ENCATHO. Fermi destacou a importância que são os meios de hospedagens independentes que são a grande maioria no Brasil e que 72% possuem até 50 apartamentos. Ele destacou ainda as parcerias que estão sendo feitas, como no Ministério do Turismo, para capacitação profissional dos hoteleiros, a parceria com o Sebrae para capacitar os pequenos empresários e a parceria com o SESI através do Projeto Cozinha Brasil que visa capacitar os empresários sobre boas práticas de alimentação. Outro assunto importante que Fermi destacou em seu discurso foi com relação a cobrança dos hoteleiros para que seja aprovado o Vale Hospedagem que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília e que dará uma grande ajuda para combater a sazonalidade na hotelaria nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *