Jogos Pan-Americanos: vitrine para o Brasil
[Por MTur, 18/10/2011]
Revista exclusiva e evento para 300 jornalistas de todo o mundo fazem parte da estratégia de divulgação em Guadalajara
Brasília, DF – Para aproveitar a grande exposição na mídia e a circulação de turistas estrangeiros em Guadalajara, no México, durante os Jogos Pan-Americanos, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), irá para promover o Brasil como destino turístico e sede de grandes eventos esportivos. “Nossas ações estão voltadas para atrair a atenção da imprensa de todo o mundo e apresentar aos apaixonados pelo esporte o país como sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, lançou a Revista Aquarela nesta terça-feira (18), em Guadalajara. A publicação foi criada especialmente para a ocasião e abordará as 12 cidades-sede da Copa e seus arredores. O lançamento reunirá 300 jornalistas internacionais e formadores de opinião em um evento exclusivo sobre o Brasil. Durante a festa, quatro artistas fazem caricaturas dos convidados utilizando a técnica de aquarela. Quem participar da ação poderá ter uma revista personalizada.
O local do evento foi especialmente projetado para mostrar a diversidade do Brasil aos convidados por meio de imagens, música e gastronomia. Além de cenários, os jornalistas e formadores de opinião de todo o mundo assistirão ao show da cantora Bebel Gilberto, além de experimentarem um menu elaborado exclusivamente para o evento. Ingredientes regionais proporcionarão uma viagem gastronômica pelo país.
Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro a Embratur irá distribuir a Revista Aquarela nas salas de embarque do aeroporto internacional de Guadalajara. Flávio Dino explica que o conteúdo da publicação foi organizado em cinco capítulos principais, a partir dos segmentos turísticos estabelecidos pelo Plano Aquarela: Esportes, Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, Cultura e Negócios e Eventos. A revista traz conteúdo que fortalece a imagem do país de acordo com a percepção de mistura de raças, culturas e cores.
OPORTUNIDADES – Para o presidente da Embratur, a realização de grandes eventos esportivos se apresenta como uma oportunidade única para o povo brasileiro. Para Flávio Dino, a possibilidade de sediar competições esportivas mais relevantes da atualidade significa uma chance ímpar de desenvolver a economia do Brasil em setores como infraestrutura e turismo.
Durante os 30 dias da Copa do Mundo da FIFA 2014, o Brasil vai receber cerca de 600 mil estrangeiros fãs de futebol. A expectativa é que 25% dos turistas que virão para o mundial de futebol visitem também outros destinos turísticos no país. Em 2014, o número total de visitantes internacionais no Brasil deve chegar a 7,2 milhões.
Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016, cerca de 380 mil visitantes devem visitar o país. Estima-se que em 2016 o número de turistas estrangeiros no Brasil seja 11% superior ao número de visitantes internacionais no país registrado em 2015.