Cadastur bate novo recorde e alcança os 140 mil registros no país
O Brasil avança cada dia mais na regularização de serviços turísticos no país. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur, atingiu a marca de 140.973 estabelecimentos e guias de turismo registrados. Apenas nos primeiros quatro meses deste ano foram 4.419 novos cadastros.
As solicitações de novos registros no Cadastur também vêm crescendo em 2022 e já superaram os números de 2019, anteriores à pandemia. O levantamento do Ministério do Turismo aponta ainda que o número de organizadores de eventos regularizados aumentou 36% desde o início da pandemia, em 2020, o que reflete a recuperação do turismo no país.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, reforça que as diversas ações do órgão para mitigar os efeitos da pandemia e ajudar o setor a se reerguer favoreceram o avanço na regularização de serviços turísticos no país.
“Além disso, com a retomada do turismo, dos grandes eventos e com o aumento do fluxo de turistas em todas as regiões do país, os guias de turismo e os estabelecimentos do setor estão procurando se regularizar e oferecer cada vez mais um serviço de qualidade aos visitantes. A regularização é o caminho para uma recuperação sustentável do turismo no nosso país”, destaca o ministro.
As atividades com maior número de cadastros são agências de turismo (34.592), guias de turismo (27.759), meios de hospedagem (16.246), transportadoras turísticas (14.068) e organizadoras de eventos (8.760).
CADASTRO – O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Clique AQUI para se cadastrar.
Também podem se cadastrar, mas de maneira opcional, as seguintes atividades: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
BENEFÍCIOS – Além de ser uma importante fonte de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.
Um dos programas exclusivos para prestadores regulares no Cadastur é o Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, que já conta com a adesão de mais de 31 mil estabelecimentos e guias de turismo de todo o país.