Excelchip apresenta sistemas integrados para controle de iluminação na Expocietec 2012

[Por Fecomercio, 03/10/2012]
Com apoio do Cietec, empresa cria chip para uso em iluminação de LED e apresenta experiência durante os dois dias do evento
Os engenheiros Márcio Toma, do Brasil, e Andrés Farfán, da Colômbia, tinham pouco em comum além da profissão. Contudo, quando o colombiano veio para o Brasil fazer mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), começou a trabalhar com projetos de circuitos integrados na mesma empresa em que o brasileiro atuava. Logo, os dois decidiram abrir uma nova empresa com foco no desenvolvimento de sistemas integrados que garantem a economia de energia e melhor controle de iluminação. Eles tinham a ideia e a expertise, mas faltava a experiência em gestão para estruturar sua futura empresa. Para isso, buscaram o apoio do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), maior incubadora da América Latina.
No Cietec, encontraram a infraestrutura física necessária para a instalação e operação das empresas, além de serviços de apoio para atendimento de suas demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica. Tudo em um único parque tecnológico, o que facilitou a trajetória da Excelchip. “O apoio do Cietec é ótimo. Eles ajudam na participação de eventos, divulgação, network, suporte administrativo e sempre fornecem palestras e capacitações que auxiliam no crescimento da empresa”, conta Farfán.
Com o apoio do Cietec, a Excelchip já projetou um chip para uso em iluminação com LED. “O primeiro chip está pronto e temos uma aplicação simples: controlar a iluminação de ambientes. Agora pensamos em aproveitar este mesmo chip para adicionar mais características, tornando-o mais fácil de usar. O que vai significar a economia de componentes e energia, além de melhorar o controle da iluminação.”
Os produtos desenvolvidos pela incubada estarão na Expocietec 2012, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).