Turismo debate facilitação de vistos em evento na Croácia

[Por BRASILTURIS JORNAL , 28/05/2015]
O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou hoje, dia 28, na Croácia, da reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na pauta estavam o relatório sobre o turismo na agenda global e as principais atividades de pesquisa ligadas à economia do turismo. Durante o encontro também foram discutidos temas como transportes, facilitação de vistos e diminuição dos impostos das viagens internacionais.
No dia 21 deste mês, Henrique Alves formalizou junto ao Ministério de Relações Exteriores, um pedido para isentar de visto de turistas os norte-americanos entre junho de 2015 e dezembro de 2016. De acordo com o estudo de competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 91ª colocação num ranking de 141 países na dimensão “Abertura internacional”. No subitem que avalia o percentual da população mundial que necessita de visto para entrar no país, o Brasil cai para 102ª colocação.
“A barreira do visto representa uma demanda represada, receita reduzida e imagem afetada pela falta de abertura internacional”, afirmou o ministro. A reunião é a última antes das eleições, em setembro, que definirão os novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas.
Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.