Primeiro evento-teste de SC na pandemia reúne público de mais de 500 pessoas em Florianópolis

O primeiro evento-teste de Santa Catarina na pandemia foi realizado na noite desta quinta-feira (29). Em Florianópolis, 548 pessoas assistiram ao concerto da Camerata da cidade, que começou às 20h. Somente quem recebeu as duas doses contra a Covid-19 pôde participar. O público, a produção e os músicos serão monitorados por 14 dias.

No início da semana, todos eles precisaram fazer o teste PCR. Na entrada, foram abertos diversos acessos, para evitar aglomerações. Todos precisaram usar máscaras do tipo PFF2 durante a apresentação, inclusive os músicos.

O espetáculo teve duração aproximada de 1h20. A saída ocorreu por setor e filas para evitar aglomerações. Depois da apresentação, os espectadores não puderam ficar no Centro Integrado de Cultura (Cic), onde foi realizado o evento-teste.

 

Regras sanitárias

O espetáculo foi realizado com o objetivo de entender melhor os limites das atividades do setor durante a pandemia.

Em cada poltrona, havia um QR Code para que o público respondesse a um questionário. A partir desses dados, cada participante vai ser monitorado durante 14 dias por meio de um aplicativo ou por ligações, para os organizadores saberem se a pessoa apresentou algum sintoma compatível com Covid.

Duas universidades catarinenses vão acompanhar o evento para que pesquisadores consigam desenvolver um protocolo sanitário oficial para o setor de eventos.

Entre cada participante, havia uma distância de 1,20 metro, com exceção das pessoas que já avisaram na inscrição que estariam acompanhadas. Foi permitido que cada um tivesse apenas um acompanhante para sentar na poltrona ao lado.

Para a Camerata Florianópolis, também foi uma noite especial. A última apresentação dos músicos havia sido nesse mesmo teatro, em março de 2020.

A apresentação desta noite foi um concerto com músicas de Ludwig van Beethoven e Felix Mendelssohn.

 

Monitoramento

Depois da apresentação, uma equipe de pesquisadores vai monitorar os participantes por telefone, Whatsapp ou SMS por 15 dias.

A coordenadora-geral do evento, Eveline Orth, explicou que eles vão verificar se as pessoas que estiveram no teatro estão com algum sintoma da Covid-19. Em caso positivo, o paciente será chamado para testagem.

 

Eventos no Brasil e no mundo

Em São Paulo, o governo preparou o primeiro evento-teste, em 21 e 22 de julho. A Expo Retomada fez parte de um calendário com 30 eventos. Os participantes serão acompanhados pelo governo estadual por duas semanas.

No Rio Grande do Sul, uma festa com 600 convidados, teste para a retomada das atividades durante a flexibilização das restrições da pandemia, foi realizada no domingo (25) em Porto Alegre. Para entrar no espaço, era necessário apresentar teste negativo para a Covid-19.

No dia 27 de março, cinco mil pessoas participaram de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário (veja abaixo).

Já em um festival de música aconteceu na cidade de Utrecht, na Holanda, entre os dias 3 e 4 de julho. Cerca de mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus. As autoridades acrescentaram que o número pode aumentar, pois 20 mil pessoas assistiram aos dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt.

 

Fonte: G1