Lollapalooza: turistas gastam R$ 93 milhões em SP
[Por Mercado e Eventos 30/03/2015]
Mais da metade das 136 mil pessoas que marcaram presença no Lollapalooza Brasil, que aconteceu neste final de semana, no Autódromo de Interlagos, era turista segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo (SP Turis). De acordo com o estudo, os visitantes foram responsáveis por mais de R$ 93 milhões de movimentação econômica com gastos na cidade em hospedagem, alimentação e outros.
Os turistas ficaram em média 2,3 dias na capital e gastaram cerca de R$ 1.659 no período, 176% a mais do que o registrado no último levantamento, feito em 2013. Já o gasto médio durante o evento foi de R$ 136. Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SP Turis, Wilson Poit, os dados revelam a fama da capital paulista como local também para lazer e entretenimento.
“A vida noturna de São Paulo já é conhecida mundialmente e essa moçada que vai a shows e festivais de música gosta de curtir a noite em bares e baladas. Como o Lollapalooza acabou relativamente cedo, perto da meia-noite, muitos deles estenderam a diversão e foram para outros lugares”, conta Poit.
A pesquisa mostrou também que 31,7% dos turistas se hospedaram em hotéis, gastaram R$136 em média no evento, 97,4% consideram São Paulo uma cidade de boas baladas e 78,5% consideram São Paulo uma cidade turística. O estudo completo estará disponível a partir de amanhã (31) no www.observatoriodoturismo.com.br.
De acordo com pesquisa Global Entertainment and Media Outlook 2014-2018, da consultoria PwC, o consumo de shows no Brasil deve crescer 39% até 2018, de forma a alcançar R$ 496 milhões. Se considerada a publicidade, o montante sobe para R$ 616 milhões.