Conotel 2014: Qualificação nacional no setor de serviços norteia estudo

[Por  Revista Hotéis, 11/04/2014]
Acaba de ser finalizado mais um estudo de caso na 56ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, que abordou o tema “Qualificação nacional no setor de Serviços”. O tema foi apresentado por Maurício Calado, Presidente da Comissão de Turismo e Negócios da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Coordenador Educacional do SENAC SP.
O mediador do estudo foi Arnaldo Cardoso Freire, Vice-Diretor Financeiro da ABIH Nacional e membro da ABIH/GO. O estudo de caso foi realizado em paralelo à feira Food & Hospitality World, em São Paulo (SP).
Calado iniciou o painel falando sobre o cenário atual do setor de comércio e serviços, o qual representa quase 70% do PIB brasileiro.”O Brasil é o sexto país no mundo no setor de negócios de serviço. E o nosso setor está se tornando mais qualificado”. De acordo com ele o Brasil deverá gerar cerca de nove milhões de empregos diretos e indiretos neste setor. O executivo também falou sobre a redução do número de formandos nas turmas de hotelaria, o que é reflexo dos profissionais saírem para outras áreas. “Metade das pessoas que ingressam em cursos superiores não concluem sua formação. Isso é resultado da falta de interesse do profissional pela área a qual está estudando, o que faz com que ele procure outra área.”, comentou.
Arnaldo finalizou o painel alertando sobre o surgimento de novas políticas educacionais para os jovens. “Quando falamos na redução desses cursos de hotelaria, isso não representa apenas a perda do número de formandos, mas também o fim do processo de pesquisa de todos os profissionais que estão ligados à área acadêmica, que também acabam saindo para buscar experiências em outras áreas. Nós temos que dar preferência e dar oportunidades à profissionais que possuam formação na área de hotelaria. Se as políticas públicas não forem voltadas para a educação, não iremos progredir neste mercado”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *