Gaúchos têm presença forte no turismo de eventos

[Por Aquarela 2020, 10/06/2013]
O país registrou, no ano passado, 360 eventos internacionais, marcando um crescimento superior ao de Itália, França, Alemanha e Reino Unido. Com novo recorde, o Brasil manteve 7ª posição no ranking. Dentre os estados brasileiros que mais se destacaram no ranking da ICCA (International Congress & Convention Association), está o Rio Grande do Sul, que entrou na lista com cinco das 20 principais cidades.
A capital Porto Alegre e Bento Gonçalves estão posicionadas no top 10 de eventos internacionais no Brasil em 2012. Porto Alegre ficou posicionada em 6° lugar, tendo captado 12 eventos internacionais, e Bento Gonçalves, em 10° posição, junto com Recife, ambas tendo sediado cinco eventos. Os municípios de Gramado e Santa Maria aparecem, ambas, na 13° posição, com dois eventos cada uma. O município de Santa Rosa aparece em 14° lugar.
“Alguns desses municípios tiveram um amplo crescimento no ano que passou, como Bento Gonçalves, com 150% de eventos a mais”, revela Flávio Dino, presidente da Embratur. “Isso mostra que o mercado internacional de eventos está descobrindo a aptidão do Rio Grande do Sul para recepcionar esse tipo de evento”, afirma. Dino avalia que, com os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, no ano que vem, o estado deve se projetar ainda mais como receptivo de eventos. “Os estrangeiros vão atestar a qualidade da infraestrutura do estado, além, é claro, da ótima localização geográfica frente aos países vizinhos do Mercosul, que são importantes emissores de turistas”.