Turismo abre inscrições para cursos profissionais na Bahia

[Por MTur, 02/05/2013]
A partir de 13 de maio, as pessoas interessadas no Pronatec Turismo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em Salvador, poderão fazer a pré-matrícula na Secretaria de Turismo do município. Serão disponibilizadas seis mil vagas em 75 cursos de qualificação para os profissionais que já atuam (21 cursos) e/ou querem entrar no setor (54 cursos). O objetivo é atender às necessidades da Copa. Do total, 1.200 vagas serão destinadas às formações mais procuradas em todo o país: camareira em meio de hospedagem, auxiliar de cozinha, recepcionista em hotel, garçom e organizador de eventos.
“Diante do calendário de eventos, estamos preparando o Brasil, por meio da qualificação, para deixar como legado uma imagem positiva do país para aqueles que visitarão as cidades brasileiras”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota. O documento de cooperação será assinado entre o ministério e a prefeitura da cidade, nesta quinta-feira (2), às 17 horas.
Neste ano, o MTur prevê mais de dez mil vagas para qualificação de profissionais do setor turístico para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014, pelo Pronatec Turismo, na Bahia. Os moradores das cidades de Cachoeira, Cairu, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe, Vera Cruz e Itaparica também podem fazer a pré-matrícula nas secretarias municipais de turismo. A meta até a Copa do Mundo de 2014 é oferecer 240 mil vagas em todo o Brasil. Este ano, o Programa pretende ofertar 114 mil vagas.
Pronatec – O Pronatec Turismo foi instituído para contribuir com a melhoria da qualidade da prestação de serviços aos turistas. O programa do Ministério do Ministério do Turismo (MTur) é dividido em três linhas de ação: 1 – Pronatec Copa, que visa atender à necessidade por novos profissionais; 2 – Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários o aperfeiçoamento de seus empregados e colaboradores – as aulas são ministradas preferencialmente dentro do estabelecimento de trabalho; 3 – Pronatec Copa Social, que, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
Os cursos de qualificação profissional são compostos de no mínimo 160 horas presenciais e os ofertantes de vagas são o Sistema “S” (Senac, Senai, Senat e Senar), os institutos federais e estaduais de educação.