Macrodicas para planejamento em eventos

[Artigo de Daniela Maldonado, sócia-diretora do Grupo Macroport, Feira & Cia, 21/05/2013]
Daniela Maldonado revela o que uma empresa novata em feiras precisa saber antes de agendar uma participação em eventos do gênero:
* Estudar minuciosamente o segmento que irá atuar
* Avaliar os concorrentes e estratégias já aplicadas no mercado
* Analisar o posicionamento do estande junto a esses concorrentes
* No caso de produtos, somente apresentar o que estiver 100% produzido e estocado, ou ter estratégia segura de fornecimento
* Em relação a serviços, a certeza de que você oferece algum diferencial e — tão importante quanto — entrega o diferencial anunciado
* Contar com equipes (arquitertura, organização e montagem) competentes e bem indicadas, com experiência significativa
* Número de colaboradores suficiente para trabalhar na feira e manter a empresa com excelência no atendimento. Ou seja, não pode haver desfalques
* Buscar o apoio e colaboração da administradora do evento no que diz respeito ao seu projeto. Estar ciente do permitido e previsto em contrato
* Contar com algum diferencial chamativo e sustentável. Usar criatividade que prenda atenção de forma positiva, respeitando o público e os vizinhos de pavilhão
* Primar pela excelente apresentação em uniformes ou vestuário escolhido
* Dispor de uma equipe bem treinada e alinhada com a estratégia e funcionamento do segmento
* Desenvolver brindes que criem fixação de sua marca e que sejam úteis e agradáveis. Saúde financeira para investir de forma segura, visto que o retorno na maioria das vezes não é imediato.