WTM Latin America 2015: confira a programação do evento

A terceira edição da WTM Latin America, feira mais internacional da indústria do turismo nas Américas, oferecerá uma extensa programação de conferências, seminários e workshops para mais de 8 mil visitantes durante seus três dias. O evento será realizado entre os dias 22 e 24 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 43º Encontro Comercial Braztoa.
A feira deste ano será aberta com as boas-vindas oficiais de Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, Craig Moyes, Diretor do Portfólio WTM, do vice-presidente da Braztoa, do Diretor Executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da OMT (Organização Mundial do Turismo) e do Ministro do Turismo.
Outro destaque da quarta-feira será a sessão comandada pela PhocusWright, empresa referência em pesquisas para indústria de viagens e turismo, que apresentará a conferência “Tendências dos Mercados Latino-Americanos de Viagens e Turismo e o Impacto do Turismo Digital”, com foco nas tendências do setor nos seis mercados da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Em seguida, uma apresentação exclusiva para os jornalistas na sala de imprensa da feira revelará o Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em parceria com a Euromonitor International, líder em pesquisa de estratégia para mercados consumidores. O conteúdo irá prever as principais tendências para o futuro das viagens dentro do mercado latino-americano, nos mesmos moldes do relatório WTM Global Trends, apresentado anualmente na WTM de Londres.
Também no primeiro dia do evento ocorrerá o Painel da Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre Rotas de Turismo, que discutirá temas como a situação econômica latino-americana e a facilitação de viagens com autoridades do setor vindas da Argentina, Guatemala, Paraguai e Peru. A mediação será do Diretor Executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da OMT, Márcio Favilla.
Turismo Responsável
Grande destaque da WTM Latin America 2015, a ênfase no Turismo Responsável será colocada nas diversas palestras durante os três dias da feira, seguindo o sucesso do tema na WTM de Londres, na qual tem desempenhado um importante papel nos últimos nove anos. Os participantes terão a seu dispor sessões com especialistas que vão discutir questões-chave que surgiram nos últimos anos.
Todas as iniciativas serão mediadas por Harold Goodwin, conselheiro de Turismo Responsável do portfólio WTM e professor do assunto na Universidade Manchester Metropolitan, no Reino Unido.
Eventos de networking
No ano passado, a WTM Latin America gerou mais de US$ 341 milhões em contratos assinados durante e nos meses seguintes ao evento. Para 2015, um volume maior de negócios é esperado graças às grandes oportunidades de networking disponíveis para os participantes.
A popular Speed Networking, que ocorrerá na quinta-feira, dia 23, reunirá cem compradores e 600 expositores em uma sessão de uma hora e meia de duração que facilitará o fechamento de um grande número de acordos.
A ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas) mais uma vez promoverá o Fórum de Turismo Corporativo, que terá como foco o setor MICE (Meetings, Incentives, Congresses e Exhibitions), na sexta-feira, dia 24, e que contará com a participação de 100 travel managers brasileiros que criarão novos relacionamentos com expositores ligados às viagens de negócios.
O Meet The Media, que permite que os expositores tenham rápidas reuniões com a imprensa e blogueiros de todo o mundo para divulgar produtos e serviços e trocar contatos, está marcado para o dia 22 de abril, quarta-feira.
Oportunidades informais de networking vão ocorrer nos coquetéis da Braztoa, na quarta-feira, e nos da MPI e ICCA MICE, na quinta-feira à noite.
Tecnologia
O conteúdo sobre tecnologia de viagens será ainda maior, após a grande popularidade do tema em 2014.
Haverá uma sessão sobre o assunto para blogueiros de viagem na quarta-feira. Durante o encontro, a ABBV (Associação Brasileira Blogs de Viagem) falará sobre a forma como os destinos podem ser apresentados por meio de postagem em blogs, posts patrocinados, guias em PDF e vídeos.
Na quinta-feira, no teatro de conferências, o Google comandará uma sessão sobre marketing, com olhar voltado ao mercado de turismo.
Em seguida, no Tech Theatre, o TripAdvisor dará dicas aos participantes de como melhorar seu site por meio das mais recentes ferramentas da empresa.
Outros destaques

A programação da WTM Latin America inclui ainda uma palestra sobre o crescimento do turismo de aventura e o Fórum de Turismo de Lazer da Braztoa.
“A WTM Latin America conta com um programa de eventos abrangente que oferece aos participantes as últimas pesquisas e opiniões sobre uma série de questões que envolvem o setor”, afirma Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America.
Confira mais detalhes e a programação completa em www.wtmlatinamerica.com/pt-br/Conferences/
Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America, realizada em São Paulo, atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que inclui também a World Travel Market, o Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em www.wtmworld.com.
Sobre o Portfólio WTM
O portfólio World Travel Market é composto pelos principais eventos de viagens de lazer no mundo: World Travel Market, em Londres; WTM Latin America, em São Paulo; WTM Africa, na Cidade do Cabo; e Arabian Travel Market, em Dubai. Os eventos do portfólio WTM contam com a participação de executivos sêniores de viagens e turismo da indústria global para realizar negócios e descobrir as últimas pesquisas, visões e opiniões. Em 2014, o portfólio WTM facilitou cerca de US$ 7 bilhões em negócios entre mais de 15 mil compradores, 9.500 expositores (1.500 principais detentores de estandes e 8 mil co-expositores) em seus quatro eventos.
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é líder mundial em organização de eventos, com mais de 500 iniciativas em 43 países. Em 2014, reuniu mais de sete milhões de participantes ativos em eventos em todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da empresa estão presentes nas Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania, organizados por 41 escritórios próprios. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumidores, e faz parte do grupo RELX, líder mundial no fornecimento de soluções de informação profissional.