ABEOC Brasil participa da abertura do Conotel 2015

A 57ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis foi oficialmente aberta para profissionais do setor de hotelaria e turismo, nesta segunda-feira (16/03), no São Paulo Expo Exhibition & Convention, na capital paulista. O evento acontece até a próxima quarta-feira (18) em paralelo à feira Food Hospitality World. A vice-presidente de Inovação da ABEOC Brasil, Juliana Pereira​, representou a Associação na solenidade. Expectativa dos organizadores é que mais de 1,5 mil congressistas participem do evento.

Turismo para o desenvolvimento

Durante abertura do evento, o ministro Vinicius Lages falou sobre a importância do turismo para desenvolver a economia do país.
“Sabemos do cenário desafiador, mas é preciso manter o otimismo. Há setores do turismo que crescem a taxas robustas e temos grandes empresas investindo no país. O turismo é, hoje, o sexto item da pauta de exportações com geração de quase US$ 7 bilhões em divisas só no ano passado”, afirmou.
A economia do turismo no país corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. Apenas o mercado interno movimentou 206 milhões de viagens no ano passado, um desempenho recorde. Cerca de 62 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2014. O setor ainda gerou 3,1 milhões de empregos em atividades relacionadas ao turismo, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Levantamento realizado pela consultoria BSH Internacional, especializada em investimentos hoteleiros no Brasil, mostra que a previsão de investimentos do setor para este ano é de R$ 2,3 bilhões. A expectativa é que sejam abertos 54 novos hotéis este ano, o que significa 8,9 mil unidades habitacionais. As inaugurações devem gerar ainda 5,2 mil empregos, de acordo com a consultoria.
Agenda parlamentar – antes das atividades do congresso, o ministro se reuniu com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Alex Manente, com o presidente da Frente Parlamentar Mista de Turismo, Herculano Passos, e com representantes do setor para tratar de pautas conjuntas do turismo no Congresso Nacional.
O ministro reforçou a importância do trabalho em parceria com parlamentares. “Temos de alavancar junto a municípios e estados as ações tomadas em âmbito nacional. Continuaremos com o foco na promoção e divulgação do país nos mercados interno e externo, mas também vamos buscar uma equalização entre governo e iniciava privada, para incrementar a nossa atividade”, disse Lages.
Também estavam representadas na abertura do congresso entidades como a FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, pelo seu Presidente Alexandre Sampaio; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, representada pelo Presidente Enrico Fermi; Embratur, representada por seu Presidente Vicente Neto; Ministério do Turismo, com a presença do ministro Vinicius Lages; Aprecesp, Sebrae e Secretaria do Turismo de São Paulo. Estavam presentes a Deputada Estadual Célia Leão, o Presidente da Aprecesp André Gozola, Marco Antonio Mastrandonakis, Presidente da Fiera Milano e o Secretário de Turismo de SP, Roberto de Lucena.

(Com informações do MTur)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *