Brasil teve 20% mais eventos internacionais em 2012

[Por Aquarela 2020, 08/05/2013]
O Brasil teve o 5º maior crescimento na captação de eventos internacionais em 2012, na comparação com o ano anterior. É o que aponta levantamento divulgado hoje pelo ICCA (International Congress & Convention Association), mostrando que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais o ano passado. “Isso significa que, em média, recebemos, praticamente, um evento internacional por cada dia do ano passado”, compara o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Lembrando que, obviamente, cada evento desses dura mais que um dia”.
Com o resultado, o Brasil manteve a 7ª posição no ranking internacional da ICCA. “Tenho certeza que, com esse crescimento robusto no número de eventos, caminhamos com segurança para subir à 5ª posição nos próximos anos”, avalia Dino. Para ele, os megaeventos realizados, com sucesso, no Brasil, como a Rio + 20 no ano passado, demonstram ao trade internacional que o país está capacitado para receber eventos de qualquer porte.
Capilaridade dos eventos

Outro fato positivo destacado pelo presidente da Embratur é a manutenção do movimento de ramificação dos eventos internacionais em diferentes cidades brasileiras. “Alguns municípios, tiveram um amplo crescimento, como Bento Gonçalves (150%), Belo Horizonte (117%), Foz do Iguaçu (100%) e Búzios (80%)”, relata Dino.
As capitais também tiveram crescimento vigoroso, como Brasília (69%), Fortaleza (60%), São Paulo (27%) e Rio de Janeiro (20%). “Esses resultados mostram que o aumento do número de eventos tem beneficiado diferentes regiões do país, o que é extremamente positivo para a economia local, já que cada turista de evento gasta, em média, três vezes mais que o turista de lazer”, avalia Dino.