Turismo pode ganhar PAC

[Mercado & Eventos, 17/04/2013]
Durante a reunião extraordinária da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, dia 17, os deputados propuseram criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, para ser encaminhada ao ministro do Planejamento. O objetivo é melhorar a infraestrutura dos destinos nacionais.
“Apresentamos uma agenda de competitividade junto ao Trade com 35 demandas. A maioria delas referem-se a questões tributárias. O objetivo maior dessa agenda é fomentar o turismo e as possibilidades a serem exploradas”, disse o ministro.
Na ocasião, o ministro do Turismo Gastão Vieira também respondeu perguntas dos parlamentares sobre tarifas de passagens aéreas e hoteleiras. “Não vamos interferir no mercado, mas não vamos tolerar abusos”, afirmou.
Para finalizar, o ministro anunciou uma nova campanha publicitária para dia 21 deste mês nos aeroportos do Brasil dando boas vindas aos turistas com alusão a Copa.
Desoneração – Vieira convocou o secretário executivo do MTur, Valdir Simão, para falar das articulações da pasta para ampliar os benefícios da desoneração como forma de aumentar a competitividade do setor produtivo. “Temos mais de 30 pleitos que estão sendo tratados no ambiente econômico do governo dos quais dois terços são questões relacionadas à tributação”, disse o secretário.
A flexibilização das regras de contratação de mão-de-obra, redução da tarifa de energia elétrica e a desoneração da folha de pagamento das agências de viagens, parques temáticos e do setor de alimentação estão entre os assuntos da agenda de competitividade do MTur.
O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, reforçou a fala do ministro, mostrando o desempenho do Prodetur, que já investiu mais de R$ 300 milhões em obras nos diversos estados. “Temos bons exemplos da atuação do ministério nos municípios. Entre eles, podemos destacar a pavimentação da rodovia Bonito/Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, e do centro de eventos de Teresina (PI).