Evento internacional de turismo ganha edição no Brasil
[Panorama Brasil, 22/04/2013]
Considerado o principal evento de turismo do mundo e com 33 anos de existência, o World Travel Market (WTM) London (Mercado de Viagem do Mundo – Londres, em português), ganha pela primeira vez uma edição fora da capital inglesa. Por conta do grande crescimento do mercado brasileiro e da realização de megaeventos como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas de 2016, a cidade de São Paulo recebe a partir desta terça (23) a quinta-feira (25), no Transamerica Expo Center, a World Travel Market Latin America.
Apoiada pelo Sebrae, a conferência WTM tem enfoque nas oportunidades de negócios para a América Latina nos próximos anos. A programação conta com palestras e um total de mil expositores. São esperados cerca de sete mil visitantes. O evento apresentará diversos assuntos de interesse das empresas de micro e pequeno porte, como os grandes eventos esportivos, o cenário atual do mercado de turismo, desenvolvimento sustentável e redes sociais.
Durante os três dias de evento, o visitante pode conferir o estande do Sebrae 2014. O programa ajuda os donos dos pequenos negócios a aproveitarem as oportunidades geradas pela Copa Mundo. Os empresários que aderirem ao programa vão realizar o diagnóstico da Matriz de Competitividade, ferramenta que avalia a gestão do empreendimento. Além disso, vão conhecer a Central de Oportunidades, sistema na internet que aproxima vendedores e compradores de produtos e serviços avaliados pelo Sebrae. No estande, estará à disposição do público um jogo eletrônico que mostrará as oportunidades do mundial de forma lúdica.
Está prevista também a palestra Sustentabilidade e os Pequenos Negócios, que será proferida pela gerente-adjunta de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Gláucia Zoldan, especialista no tema, engenheira civil e ambiental. Na ocasião, ela vai falar sobre os eixos prioritários da sustentabilidade para os pequenos negócios e como o Sebrae aborda o tema com seu público. A palestra acontecerá na quarta-feira (24), às 14h30, na sala 13.
Um dos pontos fortes do encontro ocorrerá com a aproximação entre empreendedores da área, do Brasil e do exterior, para troca de ideias, experiências e contatos comerciais. Entre o público, estão operadores de turismo, donos de agências de viagens, representantes do setor hoteleiro, fornecedores de tecnologias, companhias aéreas e empresas organizadoras de eventos.
Eventos paralelos
Participam do WTM aproximadamente 250 compradores convidados, os chamados Hosted Buyers. De várias partes do mundo, eles estão interessados em destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros e latino-americanos. Em paralelo à feira, haverá o 39º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo). A Caravana Braztoa, já tradicional nos eventos turísticos, terá cerca de 1,2 mil agentes de viagens de todo o país. A programação reunirá ainda o Fórum de Turismo Corporativo, o Fórum de Turismo da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), o Seminário sobre Mídias Sociais e o seminário World Responsible Tourism (Turismo de Responsabilidade Mundial).