Sindetur-SP e Ipeturis apresentam estudo sobre setor

[Por Mercado&Eventos, 27/03/2013]
O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) e o Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) lançaram o Sistema de Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico, que compila dados referentes às empresas do setor. O estudo teve uma amostra ampla de 625 empresas entrevistadas. No resultado foi constatado que a idade média das empresas é de 17 anos, sendo que um percentual de 23,7% tem entre 21 e 30 anos.
O volume de vendas das grandes empresas foi superior no segundo semestre do ano passado (R$ 385 milhões), frente aos R$ 266 milhões registrados no primeiro semestre. Os meses de vendas da alta temporada de verão – outubro e novembro – são os mais expressivos para estas agências. A pesquisa ainda apontou que, no geral, os destinos internacionais têm maior representatividade na comercialização de pacotes. Entretanto, durante o segundo semestre de 2012, observou-se que os produtos nacionais ganharam força.
“Uma das missões do Sindetur-SP é disponibilizar informação técnica, atualizada e gratuita, para aprimoramento profissional do agente de turismo”, afirmou Marciano Freire, diretor executivo do Sindetur-SP e do Ipeturis.