MTur cria diretrizes para plano de qualificação do turismo

[MTur, 18/12/2014]
O Ministério do Turismo criou 21 diretrizes para nortear o novo Plano Nacional de Qualificação do Turismo, que será lançado no próximo ano.
O intuito é, por meio da educação profissionalizante, qualificar trabalhadores, gestores, empresários e empreendedores que atuam nos serviços vinculados às atividades turísticas, além de tornar o Brasil mais competitivo.
As diretrizes estão divididas em duas linhas de atuação: formação profissional e certificação de pessoas. Enquanto a primeira é composta por 16 diretivas para orientar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação de ações, a segunda tem cinco critérios-base e o propósito de orientar e atualizar os perfis profissionais.
O conteúdo pode ser acessado por meio deste link.O Plano Nacional de Qualificação do Turismo é uma das prioridades do novo ciclo de desenvolvimento do turismo, já que servirá de subsídio para a execução das ações de qualificação, com base nas diretrizes definidas.
Os avanços no PNQT envolvem quatro eixos com forte impacto na economia: inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade contínua nos serviços turísticos.