Brasil tem presença marcante em Portugal
[Por Brasilturis, 07/03/2013]
O estande do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na Bolsa de Tuismo de Lisboa (BLT) apresentou de 27 de fevereiro a 5 deste mês, toda a diversidade natural e patrimônio cultural brasileiro, e teve o maior espaço entre os países concorrentes. “Este ano, a BTL foi menor, e mesmo assim, o nosso estande com 216 m², teve ótima visibilidade tendo em vista que o espaço dos nossos concorrentes era inferior”, disse o diretor de Administração e Finanças da Embratur, Tufi Michreff.
A participação do Brasil na BTL está alinhada com as novas estratégias de promoção turística do país. O modelo que a Embratur vem adotando ajusta a promoção olhando primeiramente para eventos direcionados ao trade, com interesse natural pelo Brasil, já motivados a comercializar outros destinos do País. “Ou seja, nossa intenção é, cada vez mais, apostar em eventos exclusivos e direcionados, que atraia um público altamente qualificado, interessado em receber informações consistentes sobre o Brasil, como o Goal to Brasil e o Vivências Brasileiras. Já treinamos mais de mil operadores de turismo e agentes de viagem durante oito edições do Goal To Brasil”, lembrou Tufi.
A prioridade daqui pra frente será participar de feiras que ofereçam um ambiente de negócio, com encontros entre os participantes. “Por isso, fizemos questão de marcar presença nesta feira, que acontece num país de atuação prioritária para o Instituto”, explicou o diretor. De acordo com ele, a BTL, que ano passado disponibilizou quatro pavilhões aos países participantes, este ano diminui o espaço, apresentando três pavilhões. “Acredito que por causa da crise registrada na Europa, muitos países que participaram do evento no ano passado, este ano não estavam presentes. E nós, reforçamos a promoção do Brasil no mercado português”, enfatizou.
Na programação, Michreff e os técnicos da Embratur cumpriram uma extensa agenda que incluiu reunião com 18 operadoras e agências portuguesas de turismo, cuja pauta foi o planejamento de ações para 2013 no mercado português. Com a rede hoteleira e companhias aéreas a conversa foi sobre planejamento para novas parcerias com as operadoras e o trade brasileiro para as ações de 2013. Além disso, a equipe também falou com representantes dos estados brasileiros com intuito de dividir conhecimento de mercado com cada um e buscar a melhor forma de capacitação dos destinos brasileiros para os agentes portugueses, bem como a promoção em Portugal.