Isenção de vistos traz 40 mil turistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos do Rio

[Por Hôtelier News, 30/08/2016]
Dados do MTur (Ministério do Turismo) mostram que os quatro países beneficiados com a isenção unilateral de vistos – Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá – enviaram mais de 53 mil turistas ao Brasil entre 28 de julho e 15 de agosto. Desses, 75% se beneficiaram da facilitação para entrada no País de acordo com a Demanda Turística do Ministério do Turismo. O número corresponde a 40 mil visitantes estrangeiros que injetaram a soma de US$ 48,5 milhões na economia brasileira.
Ainda segundo o estudo, 82,2% dos turistas estrangeiros afirmaram que a dispensa do visto facilitaria o retorno ao País.
Para Alberto Alves, ministro interino do Turismo, os números comprovam que a estratégia do governo federal foi acertada e que o turismo será um dos principais legados que ficarão após os jogos. “O mundo se encantou com a hospitalidade do brasileiro e com as belezas dos nossos atrativos. Não por acaso, 87% dos visitantes internacionais declararam ter intenção de voltar ao Brasil”.
Os calculos do ministério afirmam que caso a isenção seja mantida de forma permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano graças ao aumento de 20% no fluxo de visitantes dos quatro países beneficiados.