Cascavel consolida potencial para turismo de negócios e eventos, durante Show Rural 2013

[Por Pautas Incorporativas, 08/02/2013]
Visitantes da 25ª edição do Show Rural, realizado em Cascavel, no oeste do Paraná, podem conhecer um pouco mais sobre o potencial do município para o turismo de negócios e eventos no estande “Conheça Cascavel”, espaço montado em parceria entre a Prefeitura de Cascavel, Conselho Municipal de Turismo de Cascavel (Comtur), Sebrae/PR e Cascavel Convention & Visitors Bureau (Cascavel CVB).
No estande, estão disponíveis informações sobre o município, como agenda de eventos, pontos turísticos e mapa da cidade. Além disso, representantes das entidades mostram aos visitantes uma novidade tecnológica que deve estar espalhada pela cidade ainda neste primeiro semestre de 2013: os totens de informações turísticas.
Em fase de teste, os totens são painéis eletrônicos interativos que mostram, em tela touch screen, a localização e contato de empreendimentos ligados ao trade de turismo de Cascavel. A ideia dos totens surgiu do Comtur e foi apreciada pelas demais entidades que visam o desenvolvimento do turismo de eventos e negócios em Cascavel.
“Os painéis têm chamado a atenção de quem passa pelo estande e já podemos prever a ajuda que trará tanto aos turistas quanto aos próprios cascavelenses. Soluções como essa mostram que a cidade quer e está se preparando para atender novas demandas no turismo de negócios e eventos”, destaca Danieli Doneda, consultora do Sebrae/PR. Além da cidade estar se organizando, acrescenta, os empresários estão recebendo apoio das entidades. “Este é o momento para somarem com o grupo, pois poderão se cadastrar gratuitamente para constar no totem. É um bom momento para contribuírem com o desenvolvimento do setor.”
Tais melhorias, enfatiza a consultora, somente são possíveis com a organização do setor e a interação entre entidades ligadas ao setor. “Essa parceria fortalece e, principalmente, mostra organização para atender as necessidades de novas demandas, de novos eventos, desde os menores até os de proporções como o Show Rural”, avalia.
Trabalho em conjunto
Foi justamente a união que chamou a atenção da comitiva da Prefeitura de Jataí, município do sudoeste de Goiás, a 327 quilômetros da capital estadual, Goiânia.
“Viemos em busca de bons exemplos para levar a Jataí e encontramos o trabalho harmônico como maior aprendizado. A soma de esforços entre o poder público e a sociedade organizada ajuda a cidade”, declarou o secretário de Indústria e Comércio de Jataí, Amilton Martins Gonçalves, que visitou o estande “Conheça Cascavel”, acompanhado do gestor de núcleo tecnológico, Walber Leal, e da chefe do departamento de comunicação do município, Luzia Ferreira de Assis.
Segundo o diretor de Eventos e Turismo, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Semdec), Evilásio Schmitz, o estande montado no Show Rural atrai pessoas de diferentes partes do Brasil e até do exterior. “O objetivo é justamente mostrar que Cascavel tem potencial para o turismo de negócios e eventos. Tivemos, até, a visita do consulado japonês. Esperamos que essas pessoas nos conheçam e possam trazer outros eventos para a cidade”, aponta.
Novas demandas
Até o encerramento do Show Rural, nesta sexta-feira, dia 8, as entidades envolvidas com o “Conheça Cascavel” devem visitar expositores do evento, entregando material impresso sobre a cidade e mostrando como podem auxiliar na organização de eventos das empresas na cidade, como reuniões, convenções, capacitações, dentre outras.
Para o presidente do Cascavel CVB, Gunnar Georgi, o estande no evento também representa contatos para o Convention. “É uma oportunidade para falarmos com empresários do setor, mostrar a eles como funciona a entidade. Representantes da AMIC (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná) e ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) também estão estimulando seus associados ligados ao trade de turismo a conhecer o nosso trabalho”, lembra Georgi.
A empresária Hadaiani Francielli Pascoal Silva esteve no estande do trade de turismo de negócios e eventos de Cascavel e gostou das informações recebidas. “Vim saber como posso fazer parte do Cascavel CVB. Sou franqueada de um site de eventos há sete meses e acredito que possa contribuir para o grupo. A franquia é de Londrina e, lá, eles fazem parte do Convention da cidade”, explicou.
De acordo com Samuel de Mattos Jr., presidente do Comtur em Cascavel, participar do Show Rural está surpreendendo as expectativas do Conselho. “Está sendo um privilégio apresentar a cidade no estande com os parceiros. Acreditamos, ainda, que também seja um estímulo a participação de novas empresas no Convention. É uma soma que fortalece o setor”, acredita.
Show Rural Coopavel
O Show Rural Coopavel é um evento eminentemente tecnológico promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial. O evento é anual, e acontece em uma área de 72 hectares especialmente planejada para oferecer conforto e praticidade aos visitantes.
O principal objetivo do Show Rural, que acontece neste ano de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel, é a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Em 2012, o evento recebeu cerca de 200 mil visitantes que participaram de 250 apresentações técnicas e conferiram tendências apresentadas por mais de 400 expositores.
______________________________________________________________
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.