A marca de 1 bilhão de viagens internacionais no ano será alcançada hoje

[Por Business Travel, 13/12/2012]
Segundo a OMT – Organização Mundial de Turismo, a agência das Nações Unidas especializada para o turismo sustentável, será atingida hoje a marca de 1 bilhão de viagens internacionais em 2012. Isso é equivalente a uma em cada sete pessoas no planeta viajando pelo mundo em 2012, contra apenas 25 milhões em 1950. Os dados estabelecem o turismo como um dos setores econômicos com maior e mais rápido crescimento, responsável por:
· 9% do PIB global (direto, indireto e induzido);
· 1 em cada 12 empregos em todo o mundo (direto, indireto e induzido);
· US$ 1,2 trilhão em exportações por ano;
· 6% do comércio mundial; e
· 8% das exportações dos países menos desenvolvidos.
A OMT (UNWTO na sigla em inglês) previu que o bilionésimo turista chegaria em algum lugar do mundo em dezembro. A OMT escolheu o dia 13 de dezembro como data simbólica para a chegada desse bilionésimo turista e está lançando uma campanha para aumentar a consciência sobre como o poder de 1 bilhão de turistas pode provocar mudanças positivas, se fizerem pequenas alterações em seus hábitos de viagens. A campanha “Um bilhão de turistas: um bilhão de oportunidades”, pede que esse bilhão de turistas participem economizando água e energia, utilizando transporte público e protegendo o patrimônio, entre outras ações.
No Brasil, a ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, em sinergia com o Ministério do Turismo, também decidiu aderir à campanha “um bilhão de turistas: um bilhão de oportunidades”, com o objetivo de repercutir a força econômica e social da indústria.