Profissionais discutem inovação e tecnologia no mercado de eventos
[Por Sebrae, 10/11/2012]
Mostra Eventos Paraíba, realizada pelos concluintes do Curso de Empreendedores em Eventos do Sebrae, apresenta oportunidades e tendências
Inovar no mercado de eventos, com criatividade, sustentabilidade e tecnologia é praticamente uma obrigação para os profissionais da área. Os que participaram da abertura da Mostra Eventos Paraíba, na noite da última quinta-feira (8), no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, tiveram a oportunidade de aprender com as experiências e conhecimentos de experts no assunto, durante a mesa redonda “Mercado de Eventos: desafio e estratégias em inovação, tecnologia e sustentabilidade”.
“Quem trabalha nessa área tem que estar sempre reinventando, olhando para frente e também para trás. A inovação no mercado de eventos é como na moda, cíclica. Chega um momento em que há tanta tecnologia, que o que pode chamar a atenção são coisas simples”, afirmou a diretora de planejamento da agência de São Paulo, Banco de Eventos, Catarina Morais. Ela foi uma das palestrantes da abertura do evento.
Além de Catarina, participaram da mesa redonda Anita Pires (presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Abeoc) e Líbia Macedo (diretora da agência Conceito Lazer e coordenadora do Curso de Especialização em Planejamento e Produção de Eventos da Universidade Anhembi Morumbi), que foram mediadas pelo diretor da Eventos Expo Editora, Sérgio Junqueira.
“O empresário e empreendedor tem que estar com a antena ligada no que está acontecendo para fazer primeiro”, destacou Líbia Macedo, especialista em eventos esportivos. Ela citou a Copa das Confederações, que será realizada no próximo ano e tem Recife com uma das sedes, e a Copa de 2014, como eventos que impactam o entorno e se tornam excelentes oportunidades de negócios. “Para inovar é preciso estar atento, perceber o que está dando errado e encontrar uma maneira de fazer melhor”, completou.
Para a presidente da Abeoc, a Mostra de Eventos pode ser o pontapé inicial para fundar uma regional da associação na Paraíba. A Abeoc está presente em 13 Estados brasileiros e ainda não tem representação na Paraíba. “O mercado de eventos do Brasil nunca viveu um momento tão promissor. A Paraíba precisa aproveitar esse bom momento”, disse. Ela ainda acrescentou que é preciso estar organizado e capacitado para enfrentar o mercado. “O nosso negócio só será bom se o nosso setor estiver organizado. Não sobrevivemos sozinhos, é preciso estarmos juntos”, destacou.
Alunos concluem curso com a Mostra de Eventos
A Mostra de Eventos foi uma realização da turma 2012 do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, realizado pelo Sebrae Paraíba, em parceria com o IESP. O diretor administrativo do Sebrae, Ricardo Madruga, entregou simbolicamente o certificado de conclusão de curso aos alunos. “A Paraíba está vivendo um bom momento econômico e isso aumenta o comprometimento de vocês”, disse Madruga aos novos empreendedores. “Com competitividade, inovação e sustentabilidade, o mercado de eventos em nosso estado poderá crescer ainda mais. Coloco o Sebrae à disposição de vocês”, completou o diretor.
O curso de Formação de Empreendedores em Eventos foi realizado em dez módulos, teve duração de sete meses e foi coordenado pela gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim. As aulas abordaram temas relacionados às atividades de uma empresa produtora de eventos, como desenvolvimento de equipe, caracterização geral e tipos de evento, planejamento, captação de eventos, marketing e comunicação, cerimonial e protocolo de etiqueta.