Academia Brasileira de Eventos empossa seis novos acadêmicos

Adenauer Góes, Anita Pires, Antonio Maurício Dias, Elza Tsumori, Milton Zuanazzi, Sergio Medina Pasqualin e os representantes internacionais Guido Tassini e Jorge Emilio Castex são os novos imortais da Academia Brasileira de Eventos.
A solenidade que empossa os acadêmicos homenageia novos patronos e outorga medalha do mérito ao ex-ministro Walfrido dos Mares Guia acontece na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, a partir das 19 horas no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo.
Presidida pela professora, consultora e acadêmica Marisa Canton, a Academia Brasileira de Eventos nasceu em fevereiro de 2006 sob a tutela de profissionais que contribuem de forma significativa para o setor e tendo como patrono Caio de Alcântara Machado, ícone do setor.
Em cinco anos de atividades tirou do papel projetos ambiciosos, promovendo seminários itinerantes nas principais cidades do país, cuja proposta é alcançar a difusão do melhor uso das ferramentas do marketing promocional e do turismo de negócios.
Para cumprir o desafio de manter o setor sempre atualizado e em constante ascensão os integrantes da Academia se reúnem seis vezes ao ano e discutem uma pauta de análise dos acontecimentos mais importantes no campo dos eventos. E o resultado dos encontros se resume em Seminários Técnicos que contribuem para o aprimoramento e a educação continuada dos profissionais do mercado.
Um exemplo é a participação da Academia no SIMPOI promovido pela FGV, no dia 24 de agosto, tratando do tema “Copa 2014, Olimpíada 2016: Estratégias e Execução: O que deve e que poderá ser executado” com moderação do consultor e Professor Carlos Alberto Júlio e palestras de Eduardo Sanovicz, Consultor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Ex Presidente da Embratur; Prof. Dr. da EACH/USP; Mario Carlos Beni: Titular em Turismo pela ECA/USP, Vice Presidente de Planejamento, Gestão e Capacitação da CNTur- Confederação Nacional do Turismo e Roland Bonadona: Administrador de Empresas pela Faculdade de Paris IX, Dauphine; Diretor Geral para a América Latina das Operações Grupo ACCOR.
Já o tema “Copa do Mundo, Olimpíada 2016: Recebendo, Hospedando e Divertindo” terá como expositores Caio Luiz de Carvalho: Presidente da SPTuris; Ex Ministro do Turismo; Prof. Dr. de Turism, na FGV/SP, Chieko Aoki: Presidente do Grupo Blue Tree Hotels & Resorts Brasil e Wagner Ferreira: Consultor da Passaredo Linhas Aéreas; Ex Vice-Presidente da TAM e Ex-Presidente da WebJet.
Sobre os novos acadêmicos
ANITA MARIA SILVEIRA PIRES – Empresária, jornalista, educadora e assistente social, com especialização em Políticas Sociais, na França. Secretaria de Educação de Florianópolis, Deputada Federal Suplente e Secretária Adjunta de Planejamento de Santa Catarina (1988/89 e 2002/2006). Fundadora do Fórum Permanente de Planejamento Turístico de Florianópolis, do Fundo Catarinense de Desenvolvimento Regional, da Associação de Mulheres de Negócios de Florianópolis e do Fórum de Entidades do Setor de Eventos. Membro do Conselho Estadual de Turismo de SC, do Conselho Estadual de Cultura de SC e do Conselho Nacional de Turismo. Presidente da ONG FloripaAmanhã, Fundação Catarinense de Cultura, do Fórum Nacional de Secretários de Cultura e da ABEOC Nacional.
ELZA TSUMORI – Desenhista industrial pela FAAP, fundou a ArtCompany, atualmente Companhia Ativadora de Negócios. Foi presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), sendo hoje presidente de seu Conselho Consultivo. Membro do Conselho Nacional de Turismo e do Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), tendo sido homenageada como Empresaria de Promoção do Ano, pela Abracomp e pelo Prêmio Colunistas Promoção, e eleita Profissional de Promoção do Ano, no Festival Brasileiro de Embalagem e Design, da Revista About.
ANTONIO MAURICIO SIMÕES DIAS – Administrador de Empresas, pela EAESP-FGV, com mestrado na Cranfield University (Inglaterra) e pós-graduação no INSEAD (França). Fundador e presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (2000/05), atualmente é presidente de seu Conselho Consultivo. Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – São Paulo (ABIH/SP). É diretor executivo da rede Royal Palm Hotéis & Resorts desde 1997, tendo sido eleito Personalidade do Ano no Prêmio Caio 2010.
SERGIO MEDINA PASQUALIN – Administrador de Empresas pela ESAN, cursou administração na New York University e marketing na Geórgia University. Na FGV fez os cursos de Negociação, Gestão da Transformação Organizacional e Direção Estratégica e Planejamento Empresarial. Iniciou sua trajetória profissional em 1973 na Mr. Clean, tendo implantado o sistema de franquia, passando de 8 a 25 lojas em dois anos. Na seqüência foi gerente geral do Shopping Center Iguatemi, diretor da Casa Moysés, gerente nacional de expansão do Grupo Pão de Açúcar, diretor geral da Well´s e, desde 1993, diretor do Center Norte S/A, onde implantou Novotel Center Norte e o Expo Center Norte, hoje o maior centro de convenções de São Paulo, com 98.000 m². Eleito Grand Prix Personalidade do Ano no Prêmio Caio 2010.
ADENAUER MARINHO DE OLIVEIRA GÓES – Médico com estágio na Argentina e EUA, especializou-se em medicina do trabalho e desportiva. Em 1992 foi eleito vereador na cidade de Belém, no Pará e em 1994, candidato à Assembléia Legislativa, tendo assumido o mandato em 1997, quando foi presidente da Comissão de Turismo e Esporte. Em 1996 foi candidato a vice-prefeito da cidade de Belém.
Presidente da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) nos períodos 1999/2006 e desde janeiro de 2011, tendo sido presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) na gestão 2003/5, ao término da qual foi eleito presidente de seu Conselho de Ex-Presidentes. É autor do livro “Turismo Opinião Militante”.
MILTON ZUANAZZI – Engenheiro mecânico, pós-graduado em Sociologia, pela PUC/RS, e Análise Política, pela Wharton Scholl, da Universidade da Pensilvânia/EUA. Foi vereador em Porto Alegre/RS, presidente da Companhia Riograndense de Telecomunicações, secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e presidente do Sistema Brasileira de Turismo (SBTUR).
Em sua gestão no Ministério do Turismo coordenou o Plano Nacional de Turismo (PNT), o Plano de Marketing do Turismo Nacional, implantando o Plano Cores do Brasil, e o Programa de Regionalização do Turismo, tendo criado o Salão Brasileiro de Turismo. Liderou e coordenou a elaboração da Lei Geral de Turismo. Foi professor do Curso de Graduação em Turismo no UNICEUB e na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).
GUIDO TASSINI – Engenheiro Naval Mecânico, pela Universidade de Genova, Itália, com pós-graduação no Programa Avançado de Controle de Estratégias e Mercado, pela Universidade Central da Venezuela; Estratégias de Marketing, pela Northwestern, de Chicago e Estratégias Empresariais, pela ISA, de Paris.
Em 1985 fundou e desde então preside o Grupo Confex (Confex Internacional, Ferial Productions, Global Group, CIEC, Expocatering, Prex North America, Confex International Corporation e o Grupo Editorial Electrotecnia & Empaque).
Presidente da Câmara da Indústria do Estado de Lara e tesoureiro do Conselho Venezuelano da Indústria (CONINDUSTRIA), presidente da Associação de Feiras Internacionais das Américas e membro do Comitê Internacional d International Association of Exhibitions and Events (IAEE), com sede em Dallas (EUA). Foi condecorado com a Ordem Jacinto Lara e a Ordem do Mérito do Trabalho.
JORGE EMILIO CASTEX – Administrador de Empresas, pela Universidade Argentina. Professor e membro permanente do Comitê de Educação da IAPCO, ministrou cursos sobre Organização de Congressos na UNESCO, na Universidade de Copenhagen (Dinamarca), FAO (Roma/Itália), Nações Unidas (Nova York/EUA), Mercado Comum Europeu (Bruxelas/Bélgica) e foi expositor nos seminários avançados para organizadores de congressos na Wolfsberg Management Center (Ermatingen/Suíça).
Presidente da Associação de Organizadores de Congressos da Argentina (AOCA), presidente da Associação para Promoção Turística de Buenos Aires, fundador e presidente da Confederação Latinoamericana de Organizadores Profissionais de Congresso (COCAL), presidente da International Association Professional Congress Organizations (IAPCO) e presidente da Joint Industry Council (JMIC), conselho da indústria mundial de eventos. É membro ainda da ICCA, INCON, UIA, PCMA e MPI.
MEDALHA DO MÉRITO
WALFRIDO SILVINO DOS MARES GUIA NETO – Engenheiro químico e Administrador de Empresas, fez especialização em Política e Estratégia Empresarial, na Fundação João Pinheiro e Praticum in Administration e School Leadership, na University of San Francisco, Califórnia/EUA. Foi professor de física e química (1967/69) e cálculo e geometria analítica (1968/71) na Universidade Federal de Minas Gerais.
Secretário do Planejamento de Belo Horizonte (1983/85), Secretário de Desburocratização e Reforma Administrativa de Minas Gerais (1985/86), Secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (1986/87), Secretário da Educação de Minas Gerais (1995/98), Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Minas Gerais (1994/98) e Vice-Governador de Minas Gerais (1995/98). Deputado Federal no quadriênio 1999 – 2003, quando foi nomeado o primeiro Ministro do Turismo do Brasil. Em 2006 passou a ocupar o cargo de ministro das Relações Institucionais. É sócio fundador do Curso Pitágoras, um dos maiores sistemas educacionais particulares do país.
Entre as atividades da Academia Brasileira de Eventos destacamos:
Projeto Brasil 2022 – tem como meta transformar as comemorações do Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna em eventos que destaquem o potencial do país. Nesse sentido a Academia Brasileira de Eventos publicou textos e apresentou às diversas esferas governamentais proposta de realização da Expo Mundial São Paulo, em 2020 ou 2022.
Dia do Profissional de Eventos – dada a importância do segmento eventos para o desenvolvimento econômico, cultural e social do país e a crescente especialização do profissional que incorpora este trabalho, a Academia Brasileira de Eventos sugeriu a apresentação de um Projeto de Lei na Camara dos Deputados, visando a instituição do Dia do Profissional de Eventos, a ser comemorado no dia 30 de abril, data do aniversário de Caio de Alcantara Machado.
Todos pela Educação – a Academia se incorporou ao movimento que visa garantir que até 2022 todos os brasileiros tenham educação de qualidade.
Biblioteca Nacional de Eventos – que nascerá com mais de milhares de cases, além de reunir também projetos profissionais e monografias produzidas nas universidades brasileiras. Todo o material referente aos melhores eventos já realizados no país, acervo doado pela Eventos Expo Editora, referente aos cases vencedores do Prêmio Caio, farão parte do acervo a ser disponibilizado no Portal da Academia para consulta de profissionais e o público em geral.
Pesquisa A Formação Superior em Turismo – que tem como objetivo principal mapear a formação superior em Turismo, Hospitalidade e Eventos no Brasil, conforme diferentes tipos e níveis de programas oferecidos por instituições de ensino superior da categoria de Universidades e Centros Universitários, ranquear os programas de Graduação (Bacharelado) e Pós-Graduação (“lato sensu”) em Turismo, Hospitalidade e Eventos e propor a análise dos efeitos dessa formação no desenvolvimento do Turismo, Hospitalidade e Eventos, desenvolvendo ao final um Ranking das melhores Faculdades de Turismo, Hospitalidade e Eventos do Brasil.
Centro Cultural Palácio dos Eventos – que será um local multi-uso, de caráter cultural, aberto ao público e onde será instalado o Centro de Estudos e Pesquisa – informação, documentação, divulgação e promoção do patrimônio nacional de eventos.
Museu – que deverá representar a memória histórica dos eventos, representar seu estado da arte, registrando e armazenando tudo o que for por ele produzido, pesquisado e ou documentado.
Livro dos Patronos – publicação de livro antológico do setor, onde será retratada a vida e obra dos grandes nomes, que fizeram a história dos eventos, do turismo e hospitalidade , de nosso país, acontecer. Serão apresentados os 40 Patronos da Academia Brasileira de Eventos.
Seminários Tecnicos – ciclo de palestras proferidas pelos acadêmicos, em vários estados do Brasil, buscando trazer à discussão, idéias inovadoras referentes ao panorama atual e de mercado , nacional e internacional, tendo como objetivo, a gestão moderna e consciente do setor.

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