Vinicius Lummertz: é hora do Brasil explorar seu potencial turístico
[Por Mercado e Eventos, 19/09/2012]
Ao assumir nesta quarta-feira, dia 19, o cargo de diretor da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz lembrou que é chegou a hora do país valorizar a indústria do Turismo como atividade de lazer e fomento da economia. O dirigente também enfatizou que se o país quiser atingir a meta de ser a terceira potencia mundial de turismo no ano de 2022 tem “um caminho heróico a cumprir”. Atualmente o país, segundo o último levantamento ocupa a 48ª posição no ranking mundial. A solenidade de posse e transmissão do cargo, de Paulo André, secretário interino foi conduzida pelo ministro Gastão Vieira e reuniu políticos, autoridades, presidentes de entidades, secretários de Turismo e representantes do trade e da bancada catarinense.
Na ocasião, o novo secretário lembrou que o Turismo será o principal beneficiado pelos megaeventos que vão acontecer em no Brasil nos próximos anos, como Copa do Mundo e Olimpíadas. “Temos que usar o Turismo como interface para estabelecer com o mercado internacional uma relação de aproximação”. O dirigente destacou a hospitalidade do povo brasileiro a ser explorada e reconheceu que o país tem pela frente um longo caminho a percorrer para se transformar numa potência mundial. Já o ministro do Turismo, Gastão Vieira disse que sua ideia é fortalecer o setor e planeja investir cada vez mais por meio na indústria. “Nossa ideia é criar o PAC do Turismo mas para que o Brasil se torne mais competitivo temos que desonerar o setor e a iniciativa privada reduzir seus preços”, adiantou.
Na solenidade de posse, o vice governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho, destacou a atuação do novo secretário nos cargos que ocupou em Florianópolis, tanto à frente da secretaria municipal de Turismo como do Sebrae. Já o secretário Adjunto, Paulo André, agradeceu ao ministro a confiança e o apoio nos tres meses do cargo que ocupou. Prestigiaram o evento os secretarios de Turismo, Luís Otávio, de Brasília, a secretária de Turismo de Mato Grosso, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a presidente da Abeoc, Anita Pires, o presidente da ABIH de Santa Catarina, João Moriz, o diretor de Finanças da Embratur, Tufi Michreff, o secretaro adjunto de Santa Catarina, Ozeas Mafra e o vice-presidente executivo do MERCADO & EVENTOS, Roy Taylor, entre outros.