Veja eventos que foram cancelados ao redor do mundo por causa do coronavírus

Desde o fim de dezembro, a epidemia do novo coronavírus Sars-CoV-2 deixou mais de 80 mil infectados pelo mundo e provocou uma onda de reações, como fechamento de lugares turísticos (inclusive no Ano-Novo chinês) e cancelamentos de eventos das mais diversas áreas, especialmente na Ásia.

 

Entre as principais preocupações estão a Olimpíada e a Paraolimpíada de Tóquio, marcadas para acontecer entre 24 de julho e 6 de setembro. O treinamento dos voluntários que trabalharão durante os jogos foi adiado no dia 21 de fevereiro e não tem previsão para acontecer, mas o comitê organizador do evento reafirmou o compromisso de sediar o torneio nas datas programadas. Os organizadores também estudam a possibilidade de reduzir o revezamento da tocha.

 

O Mobile World Congress, maior evento mundial de tecnologia que aconteceria em Barcelona, na Espanha, foi cancelado. Gigantes do setor cancelaram suas participações por não se considerarem capazes de garantir a saúde dos seus funcionários.

 

A conferência anual de desenvolvedores do Facebook, programada para maio, em San Jose, na Califórnia, também foi suspensa.

 

Outras dezenas de eventos, a maior parte esportivos, também foram cancelados. Veja abaixo.

 

Fã do Real Madrid usa máscara em meio epidemia do novo coronavírus durante o primeiro jogo das oitavas-de-final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Manchester City

Fã do Real Madrid usa máscara em meio epidemia do novo coronavírus durante o primeiro jogo das oitavas-de-final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Manchester City – Susana Vera/Reuters

EUROPA

Museu

 

O Museu do Louvre, em Paris, foi fechado temporariamente nos dias 1º e 2 de março. O local marcou uma reunião sobre a epidemia de coronavírus.

Carnaval

 

O governo italiano cancelou o Carnaval em Veneza após a terceira morte pelo novo coronavírus ter sido confirmada no país. O número de mortos chegou a 14 na quinta-feira (27).

 

Na França, o governo cancelou o último dia do Carnaval em Nice. As festividades haviam começado em 15 de fevereiro e seriam finalizadas com um grande final no dia 29 do mesmo mês, mas a explosão de casos na Europa levou o governo a desistir do evento.

Desfiles

 

Na Itália, a Semana de Moda de Milão teve desfiles esvaziados e outros cancelados devido ao aumento expressivo no número de casos no país. No desfile de Giorgio Armani, os modelos desfilaram na passarela excepcionalmente na ausência de uma platéia. Já o desfile de Laura Biagiotti, por exemplo, foi cancelado.

 

Filmagem do filme “Missão: Impossível” adiada na Itália

 

Uma filmagem de três semanas na Itália para o novo filme da franquia “Missão: Impossível”, com o ator Tom Cruise, foi adiada devido à epidemia do novo coronavírus. O estúdio não disse quando a produção deve recomeçar. O filme está previsto para estrear em julho de 2021.

Feiras e Salões

 

O Salão Internacional do Móvel de Milão, um dos mais importantes do setor do design, foi adiado em dois meses e deve acontecer apenas em julho devido ao aumento no número de casos da doença na Itália.

 

Na Suíça, o Salão do Automóvel de Genebra não vai acontecer.

Basquete

 

Dois jogos da Euroliga de basquete feminino com a presença de equipes italianas, a de Veneza contra as letãs da Riga e a de Schio contra a húngara Sopron, foram canceladas devido à epidemia do novo coronavírus, anunciou a FIBA Europe em 26 de fevereiro.

Rúgbi

 

A União Irlandesa de Rugby adiou o jogo das Six Nations contra a Itália. O jogo estava marcado para acontecer em 7 de março, em Dublin, capital da Irlanda.

Futebol

 

Quatro jogos da Série A italiana programados para 23 de fevereiro no norte do país foram cancelados. Foram afetados: Inter de Milão e Sampdoria, Atalanta e Sassuolo, Verona contra Cagliari e Torino contra Parma. Outra medida adotada em outros confrontos foi realizar a disputa com portões fechados. É o caso de Inter e Ludogorets, no dia 27 de fevereiro, pela Europa League, o do clássico entre Juventus e Inter, marcado para o dia 1º de março.

Tênis

 

O Challenger de Bergamo foi cancelado.

Natação

 

A etapa de Ligano, na Itália, da World Series de paranatação, marcada para acontecer entre o fim de fevereiro e o começo de março, foi cancelada.

Badminton

 

O Aberto da Alemanha de 2020, jogo olímpico que seria realizado em Mülheim, de 3 a 8 de março, foi cancelado pela Federação Mundial de Badminton

 

O Aberto da Polônia de 2020, outro torneio olímpico programado para ser realizado na Cracóvia, de 26 a 29 de março, foi adiado e ficará fora do período de qualificação olímpica, disse a Associação Polonesa de Badminton.

Golfe

 

Os golfistas italianos Lorenzo Gagli e Edoardo Molinari precisaram atrasar em um dia sua estreia no Aberto de Oman para ficar de quarentena.

ÁSIA

Show

 

O grupo sul-coreano BTS cancelou quatro shows que aconteceriam nos dias 11, 12, 18 e 19 de março em Seul, na Corea do Sul, por causa do novo coronavírus. Os shows não foram remarcados pela “segurança de centenas de milhares de pessoas”.

A banda de rock Green Day também cancelou shows que faria pela Ásia por causa do vírus. As apresentações aconteceriam em Singapura, Bangcoc, Manila, Taipei, Hong Kong, Seul, Osaka e Tóquio.

Escolas

 

Escolas primárias e secundárias ficarão fechadas em março a partir do dia 2, afirmou o primeiro- ministro japonês, Shinzo Abe, no dia 27 de fevereiro.

Religião

 

A Arábia Saudita baniu viagens para lugares sagrados ao Islã

Olimpíada

 

O treinamento de voluntários para os Jogos de Tóquio foi atrasado, ainda sem data definida. Cerca de 80 mil voluntários são esperados para trabalhar no evento. No dia 26 de fevereiro, o comitê organizador reafirmou que a Olimpíada não será cancelada.

 

O órgão também está considerando enxugar o revezamento da tocha olímpica.

Atletismo

 

O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, programado para Nanjing de 13 a 15 de março, foi adiado para 2021. A World Athletics está trabalhando com os organizadores em uma data para sediar o evento bienal.

 

Um evento de qualificação para triatlo olímpico de revezamento misto, programado para ser realizado na cidade chinesa de Chengdu em maio, foi transferido para Valência, na Espanha, devido a epidemia de coronavírus, informou a ITU (União Internacional do Triatlo).

 

Também foram adiados três eventos da Copa da Ásia, um em Taiwan e dois na China, programados para março e abril.

A maratona de Hong Kong, que deveria ocorrer em 9 de fevereiro, foi cancelada. O mesmo aconteceu com a maratona de Pyongyang.​

 

A maratona de Tóquio cancelou a participação dos amadores.

 

O Campeonato Mundial de pentatlo moderno atravessou o mundo. A competição deixou a China e deve acontecer em Cancún, no México. A União Internacional da modalidade afirmou que o país asiático ganhou o direito de receber o torneio em 2022.

 

O torneio asiático de ski cross country, que acontecerá em Hong Kong, foi alterado de março para dezembro.

Futebol

 

As partidas da Liga dos Campeões da Ásia envolvendo os clubes chineses Guangzhou Evergrande, Shanghai Shenhua e Shanghai SIPG foram adiadas. Os clubes de Guangzhou (Cantão) e Xangai vão participar da competição em abril, com os jogos de grupo a serem disputados em maio.

O Shanghai Shenhua e o Shanghai SIPG deveriam jogar fora no Perth Glory e contra Sydney FC, mas as autoridades australianas tentaram reagendar as partidas depois que o governo impôs a proibição de viagens de estrangeiros vindos da China.

 

As eliminatórias da Copa do Mundo da China de 2022 contra as Maldivas em casa e em Guam que aconteceriam em março serão transferidas para Buriram, na Tailândia. O jogo será disputado sem torcidas, conforme solicitado pelo governo tailandês.

 

O Vietnã disse que não permitiria a realização de eventos esportivos em fevereiro, o que significa que os jogos em casa na fase de grupos da Copa AFC para a cidade de Ho Chi Minh e Quang Ninh serão transferidos para jogos fora.

 

A Associação Chinesa de Futebol (AFC) disse que os jogos domésticos em todos os níveis serão adiados.

 

A AFC disse que as partidas preliminares da Zona Leste da Copa AFC 2020 foram adiadas por dois meses para recomeçar em 7 de abril devido a restrições de viagens.

 

A seleção feminina chinesa jogará a partida final da qualificatória olímpica contra a Coreia do Sul, em Sydney, em março.

 

A liga de futebol profissional da Coreia do Sul adiou o início de sua nova temporada. A liga também pediu às quatro equipes da Liga dos Campeões da AFC que realizassem jogos a portas fechadas.

 

A J League do Japão adiou sete partidas da Copa Levain, programadas para 26 de fevereiro e todos os jogos nacionais até a primeira quinzena de março.

 

O time olímpico da África do Sul cancelou um amistoso em março com a equipe do Japão.

 

Todas as partidas do Campeonato Iraniano de futebol e de futebol de salão acontecerão sem torcida até segunda ordem.

Skate

 

A temporada do skate, que está na sua reta final para decidir os classificados para a Olimpíada, teve que ser reorganizada. A entidade disse que a etapa de Nanjing, por exemplo, marcada para abril, está suspensa. Já o continental asiático de street foi reagendado e acontecerá em Cingapura, no final de março.

F-1

 

O Grande Prêmio da China em Xangai, marcado para 19 de abril, foi adiado pela FIA e pela Fórmula 1. As autoridades estudam datas alternativas para que a corrida aconteça ainda este ano.

F-E

 

A série de corridas de automóveis totalmente elétrica da Fórmula E abandonou os planos para uma corrida em Sanya, na ilha chinesa de Hainan, em 21 de março.

Tênis

 

A Federação Internacional de Tênis transferiu o Grupo I da Oceania da Fed Cup Asia, com China, Taiwan, Indonésia, Coréia do Sul e Uzbequistão, da cidade chinesa de Dongguan para Nur-Sultan (anteriormente Astana) no Cazaquistão. Mas o evento de 4 a 8 de fevereiro foi adiado depois que o Cazaquistão se recusou a servir como anfitrião substituto.

 

A China perdeu o confronto na Copa Davis porque sua equipe masculina não pôde viajar para a Romênia nos playoffs de 6 a 7 de março.

 

O torneio de tênis feminino Xi’an Open, programado para os dias 13 e 19 de abril, foi cancelado e a WTA informou que estava monitorando a situação com vários eventos programados para ocorrer na China na segunda metade da temporada.

Tênis de Mesa

 

O campeonato mundial a ser realizado em Busan, na Coreia do Sul, de 22 a 29 de março, foi adiado provisoriamente para 21 e 28 de junho.

Taekwondo

 

O pré-olímpico asiático, que seria disputado na China nos dias 10 e 11 de abril, foi transferido para a Jordânia.

Badminton

 

O torneio China Masters, que aconteceria de 25 de fevereiro a 1º de março em Hainan foi adiado após a retirada de vários jogadores. A BWF disse esperar que o principal campeonato de Badminton da Ásia ainda possa ser realizado em Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus, entre 21 e 26 de abril.

 

O Desafio Internacional do Vietnã foi adiado para junho pela Federação Mundial de Badminton e não servirá mais como um evento de qualificação para a Olimpíada de Tóquio. O torneio aconteceria de 24 a 29 de março.

Beisebol

 

As equipes profissionais de beisebol do Japão realizarão jogos sem espectadores até 15 de março pela preocupação com a epidemia de coronavírus.

Patinação de Velocidade no Gelo

 

A ISU (International Skating Union) adiou indefinidamente o campeonato mundial de patinação de velocidade em pista curta que aconteceria em março na Coreia do Sul. O órgão governamental disse que o evento de 13 a 15 de março em Seul não pode ser realizado nas datas planejadas e que o “desenvolvimento mundial incerto” do novo coronavírus e das questões logísticas tornou difícil anunciar novas datas.

Boxe

 

O Comitê Olímpico Internacional anunciou a Jordânia como anfitriã das eliminatórias de boxe para Ásia e Oceania após o cancelamento de um evento em Wuhan. As eliminatórias devem acontecer em Amã, capital da Jordânia, de 3 a 11 de março.

Golfe

 

A turnê feminina de golfe da LPGA cancelou o torneio que aconteceria de 5 a 8 de março de Blue Bay, em Hainan, na China. A turnê também cancelou o evento Honda LPGA Tailândia em Pattaya e o Campeonato Mundial Feminino do HSBC em Singapura.

 

O campeonato feminino amador da Ásia-Pacífico, em Pattaya, Tailândia, foi remarcado para os dias 7 e 10 de outubro.

 

A PGA Tour Series-China adiou dois torneios de qualificação e atrasou o início de sua campanha de 2020 em dois meses, reduzindo o número de torneios da temporada regular de 14 para 10.

 

O European Tour disse que o Maybank Championship (de 16 a 19 de abril em Kuala Lumpur, Malásia) e o Volvo China Open (de 23 a 26 de abril em Shenzhen) foram adiados.

Hóquei

 

Os jogos da Pro League entre China e Austrália, agendados para os dias 14 e 15 de março em Changzhou, não serão disputados.

Rúgbi e Rúgbi 7s

 

O Singapura Sevens e o Hong Kong Sevens, da World Rugby Sevens Series, foram adiados de abril para outubro.

 

O continental asiático de rúgbi feminino, marcado para março, foi alterado para maio.

Vôlei

 

Um torneio de vôlei de praia, que seria realizado de 22 a 26 de abril em Yangzhou, foi adiado para depois da Olimpíada de Tóquio 2020.

Levantamento de peso

 

O campeonato asiático de levantamento de peso foi transferido do Cazaquistão para o vizinho Uzbequistão. A competição, programada para os dias 16 e 25 de abril, será realizada em Tashkent, capital do Uzbequistão.

Artes marciais mistas

 

O One Championship, competição de artes marciais mistas, acontecerá no dia 28 de fevereiro em Singapura a portas fechadas.

Natação

 

Tanto o pré-olímpico quanto o Campeonato Chinês de natação foram adiados. Antes marcados para acontecer entre os dias 28 de março e 4 de abril, estão previstos agora para acontecerem entre 10 e 16 de maio.

Bocha

 

O evento teste para Tóquio-2020 da bocha paralímpica está provisóriamente suspenso. Ele estava programado para acontecer entre no dia 28 de fevereiro e em 1º de março na capital japonesa.

Ciclismo

 

A volta de Abu Dhabi foi encerrada faltando duas etapas para seu fim. Os ciclistas e suas equipes estão de quarentena em hoteis, conforme informa o governo local, e dois casos foram confirmados dentre eles (mas não houve confirmação se são atletas).

AMÉRICA DO SUL

Futebol

 

O encontro do conselho da Fifa, programado para acontecer em Assunção, no Paraguai, será realizado por videochamada, em razão do surto de coronavírus.

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo