Mercado de MICE está em ascensão
[Por Jeanine Pires, 05/09/2012]
O segmento de Meetings, Incentives, Congresses & Exhibitions (MICE) é o que mais cresce, de acordo com a pesquisa do Euromonitor International. Segundo o levantamento, o maior mercado para MICE é a China, com 7,9 milhões de chegadas internacionais em 2011.
Por causa das limitações da demanda interna em muitos países desenvolvidos, como França, Alemanha e Itália, diversas corporações destes destinos tiveram que buscar novas oportunidades em países como a China. A Arábia Saudita, cujo mercado está focado em turismo religioso e em MICE, continua a ter um crescimento recorde. Em 2011 o destino recebeu importantes eventos na área de tecnologia, óleo e gás etc., atraindo milhões de pessoas da região, assim como de outras mais distantes. Por esta razão, a média de chegadas por MICE incrementou mesmo dentro de um ambiente econômico difícil.
As pesquisas realizadas pela ICCA e pelo IMEX Group para saber como as maiores associações internacionais do setor estão se saindo, continuaram pintando um quadro positivo apesar das pressões financeiras. As 84 associações que acolheram compradores do 10º evento IMEX em Frankfurt responderam à pesquisa. Do total, 75% estão organizando ou vão organizar reuniões de negócios com mais de 500 participantes em 2012, e quase 15% vão organizar eventos para mais de 5.000 pessoas. Os números, apontou o levantamento, são semelhantes aos de anos anteriores.
Mesmo assim, quando 60% das entrevistadas disseram que as turbulências econômicas globais causaram impacto negativo nas associações e/ou nos eventos realizados por elas. Em 2011 o percentual de respostas positivas para esta mesma pergunta foi menor, 43%. Mas quando questionadas sobre as projeções para 2013, estas mesmas associações deram respostas otimistas: 22% afirmaram que vão realizar mais eventos que em 2012, enquanto 11% apostam em uma redução.