Congressos atraem 6 mil pessoas a Porto Alegre durante o feriadão

[Por G1, 01/05/2015]
O feriado do Dia do Trabalho ajuda a movimentar o turismo de eventos e o setor hoteleiro em Porto Alegre. A capital gaúcha recebe pelo menos 6 mil pessoas em dois grandes congressos e a expectativa é receber quase 200 mil até o final do ano.
Visitantes da vários estados e até de outros países lotam ocupam os leitos de hotéis da cidade durante o final de semana. Eles vieram à capital para participar de dois congressos, realizados durante o feriadão nos centros de eventos da Fiergs e da PUCRS.
Segundo o Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), 40 eventos semelhantes estão programados para este ano na capital. Eles devem atrair milhares de pessoas e movimentar R$ 200 milhões em um negócio que posiciona a capital só atrás de São Paulo e Rio de Janeiro no turismo de eventos.
“Temos a vantagem também em relação a Rio de Janeiro e São Paulo dos custos. Além das diárias maiores, o problema hoje em São Paulo é o deslocamento. Em Porto Alegre não atingimos esse nível ainda”, diz o presidente do SHPOA, Carlos Henrique Schmidt.
A boa estrutura dos locais de eventos, os serviços da cidade e hotelaria de qualidade são responsáveis por esse bom desempenho, segundo o setor. Além, é claro, do jeito gaúcho de receber: em um dos congressos nesta sexta-feira 91º), por exemplo, os 1,2 mil  participantes eram recepcionados com chimarrão.
“Acho que Porto Alegre reúne várias condições, a parte hoteleira, a parte científica, de locais onde realizar”, analisa Matias Epifanio, coordenador do Simpósio Sul-Americano de Pediatria, realizado na PUCRS.
“Eu, que sou carioca, estou gostando muito da atitude muito simpática do congresso e do povo do Rio Grande do Sul”, atestou o pediatra Carlos Alberto da Rosa, um dos frequentadores.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *