Qualificação constante é meta de agência de turismo
[Por Sebrae, 08/07/2012]
Todo dono de micro e pequena empresa (MPE) deveria procurar o Sebrae antes de abrir seu empreendimento, pois a instituição ajuda a alavancar os negócios. A opinião é de Yoshihiro Karashima, proprietário da Prestheza Viagens e Turismo, de Brasília. Com essa perspectiva, ele investe na qualificação para aproveitar as oportunidades da Copa do Mundo FIFA 2014.
A Pretheza surgiu em 1986. Ela trabalha com diversos produtos de turismo receptivo, como tours locais, roteiros integrados, visitas técnicas a áreas de agricultura e pecuária, transporte executivo, logística de eventos e locação de veículos.
O primeiro contato com o Sebrae aconteceu em 2004, por meio de uma parceria da instituição de apoio às MPE com o Ministério do Turismo (MTur). “Era um projeto de regionalização do turismo. Um grupo de empresários participou de palestras e de visitas técnicas à Chapada dos Veadeiros, em Goiás”, lembra Yoshihiro.
Segundo o empreendedor, a partir dessa experiência, fundou-se a Associação Brasiliense de Turismo Receptivo (Abare), em 2005. Desde então, os cursos do Sebrae tornaram-se uma constante para a diretoria e o quadro de funcionários da Prestheza. Os resultados não demoraram a chegar. Em 2010, a empresa venceu o Prêmio MPE Brasil como Melhor Empresa de Turismo do Distrito Federal. Em 2012, ela volta a participar da iniciativa.
Atento à importância de se qualificar cada vez mais para as oportunidades que podem surgir com o mundial de futebol, Yoshihiro inscreveu sua agência no Programa Sebrae 2014. “Teremos um evento grande. Precisamos capacitar não apenas os colaboradores que já estão conosco, como outros que iremos contratar, afinal a demanda será grande”, justifica.
A Prestheza tem recebido consultoria nas áreas financeira, de planejamento e qualidade. Yoshihiro conta que aprendeu muito sobre a importância dos processos internos na gestão. “Todo colaborador deve estar bem informado sobre os procedimentos necessários para cumprir sua tarefa. Não basta executar um serviço normal. É a qualidade que faz a diferença e fideliza o cliente”, ressalta.
O empresário informa que além de oferecer capacitação aos seus nove colaboradores, realiza junto com o Sebrae no Distrito Federal eventos voltados aos seus trabalhadores terceirizados, como guias turísticos e motoristas. “Ressaltamos junto a eles a importância das boas práticas e da atualização constante do conhecimento. O sucesso é inevitável para quem está atento a isso”, afirma Yoshihiro.