Salão da Acessibilidade é apresentado em Brasília

[Por Brasilturis, 12/06/2012]
Focados na apresentação do Salão da Acessibilidade do 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris), os diretores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados da assessora promocional Tânia Brizolla e do vereador gramadense Gilnei Benetti, percorreram diversos ministérios, secretarias e gabinetes em Brasília, na semana passada. Um dos encontros foi realizado com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, a gaúcha Maria do Rosário.
Maria do Rosário garantiu todo o apoio à proposta do festival, que busca o desenvolvimento do turismo acessível, vislumbrando especialmente a demanda do Brasil para a realização da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016). A ministra enxerga no salão uma importante iniciativa de apoio aos direitos humanos, já que a acessibilidade envolve inúmeras exigências para que as pessoas tenham condições de inclusão social.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência no mundo e 80% vivem em países em desenvolvimento. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados que afirmam que cerca de 10% da população de países em desenvolvimento é formada por pessoas com deficiência.
“Estes dados mostram que há uma parcela significativa de pessoas que precisa de atendimento adaptado no turismo, pois elas têm poder aquisitivo e não deixam de viajar por conta de suas limitações. Nosso País é que precisa estar preparado para recebê-las”, alerta Tânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *