Governo do Amazonas realiza seminário sobre classificação hoteleira

[Por Hotelier News, 15/08/2012]
O Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), realizará amanhã (16) um encontro sobre o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem). Na ocasião será apresentado o diagnóstico atual do setor de Manaus.
O encontro tem o objetivo de dar continuidade às ações de melhoria dos serviços turísticos para a Copa do Mundo de 2014. “O evento visa a apresentar o novo sistema e a orientar os empresários quanto aos critérios para que os empreendimentos obtenham a classificação oficial do Governo Federal”, conta Oreni Braga, presidente da Amazonastur.
O evento ocorrerá no auditório do Sebrae de Manaus (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a partir das 9h.
Hotelaria de Manaus
No último levantamento feito pela Amazonastur foi registrado que 100 hotéis estavam aptos a receber em padrões internacionais qualquer turista brasileiro ou estrangeiro.
SBClass
Lançado oficialmente em meados do ano passado, o SBClass fornece instrumentos de referência para orientar as escolhas do consumidor e preparar o País para receber turistas na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Com ele, o sistema de estrelas voltou a vigorar, em uma escala que varia de uma a cinco, para identificar as categorias nas quais serão classificados os tipos de hospedagem.
A classificação contempla sete tipos – e pode vir a contemplar oito com os hotéis butique – de empreendimentos: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. A adesão dos meios de hospedagem é voluntária – uma vez que a obrigatoriedade foi motivo de muitas discussões entre os hoteleiros. O pré-requisito é constar do sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do MTur (Ministério do Turismo), o Cadastur (sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do MTur).
As informações sobre Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem estão disponíveis na internet www.classificacao.turismo.gov.br. O site é a principal ferramenta de divulgação do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *