Eventos corporativos ganham ferramenta inteligente de gestão

[Por Portal Eventos, 05/07/2012]
O mercado de eventos acaba de ganhar sua primeira ferramenta de gestão dedicada ao universo de eventos corporativos. Denominada DMC Performa, esta inteligência “on-line” é um serviço específico para a gestão e operação de eventos, onde o cliente consegue acompanhar em tempo real todos os detalhes do projeto, tais como envio de convites, elaboração de hot sites, confirmação de presença, datas, horários e tarifas de voos e hotéis, RSVP, orçamentos, prazos, relatórios gerenciais entre outras facilidades.
Levantamentos realizados pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional) em 2011 indicam que este mercado já representa mais de R$ 20 bilhões / ano, ou seja, mais de 50% do total dos investimentos em comunicação e marketing. Embora não chamem tanto a atenção como outros componentes do mix de marketing, como publicidade e patrocínios, os eventos estão muito mais presentes na vida das empresas: estimativas de mercado dão conta que 95% das 100 maiores empresas do Brasil investem nas atividades de Promoções e Eventos.
“A oportunidade para otimização dos recursos é enorme”, destaca Gabriela Alves, diretora Comercial da DMC Performa. “Mas certamente, uma das maiores vantagens que a inteligência oferece é permitir avaliar o retorno do investimento. Por exemplo, é possível visualizar quem são os convidados mais frequentes e cruzar a informação sobre o investimento efetuado em cada um com o retorno que ele está dando para o negócio. Ou seja, a partir de operações comuns como a lista de participantes, a DMC Performa permite que a área de eventos contribua diretamente com as informações estratégicas de uma empresa”, ressalta.
Outro benefício DMC Performa é a transparência: a ferramenta permite ao anfitrião acompanhar em tempo real todo o processo de adesão do convidado ao evento, através do serviço chamado de RSVP “on line”. Desta forma, acabam os telefonemas e emails internos de gerentes em busca de informações sobre seus convidados, liberando a equipe responsável por eventos para tarefas mais produtivas. A inteligência também informa a quantidade de eventos sob responsabilidade de cada gestor, a programação dos pagamentos e todos os detalhes referentes a cada convidado.
A DMC Performa já atende empresas como Boehringer-Ingelheim, Produtos Roche, Sul América Seguros entre outros, e espera um crescimento de 20% até o final do ano. “De 2013 em diante, com o advento da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, somando-se às diversas realizações já existentes, eventos certamente se consolidarão como ferramenta prioritária no mix de marketing das empresas, em linha com a atual necessidade de constituir e estreitar relacionamentos com os stakeholders da marca”, lembra Gabriela. “A gestão inteligente de eventos elevará a disciplina a um novo patamar no mercado corporativo, pois contribuirá gerando informações estratégicas relevantes e de fácil acesso, deixando pra trás a visão mais operacional que existe sobre a área atualmente”, conclui.