Associação Brasileira de Empresas de Eventos reúne lideranças

A avaliação do Planejamento Estratégico da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) reuniu 25 líderes do segmento de eventos, membros do Conselho Nacional Diretor e do Conselho de Presidentes Estaduais da entidade. Vindos de 11 Estados diferentes, os participantes tiveram três dias de trabalho e confraternização, de 21 a 23 de junho, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. O plano de ação foi revalidado e os projetos estruturantes do Selo ABEOC de Qualidade e da autorregulação do mercado são as prioridades da Associação, que continua focada em buscar mais benefícios para os seus associados e fortalecer o setor de eventos.

Na abertura do Encontro, a presidente nacional da ABEOC, Anita Pires, destacou os avanços da Associação desde 2011 e reforçou a importância do associativismo para a conquista de avanços no setor. “O problema das pequenas empresas não é ser pequena, mas ser sozinha”, analisa Anita. “Através da ABEOC somamos forças para conquistarmos juntos melhorias para a cadeia produtiva de eventos”, afirma a presidente da ABEOC. Segundo o WTTC, em números absolutos o Brasil é sexto maior mercado de turismo do mundo e a atividade já representa 7,8% do PIB brasileiro. “Esta importância para o país precisa ser mais reconhecida”, fala Anita.
O Encontro da ABEOC teve a participação especial de Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP e consultora; e de Alberto Moane, vice presidente do capítulo brasileiro da MPI – Meeting Professionals International. Jeanine conversou com o grupo da ABEOC sobre tendências em eventos, destacando a importância para o empresário do setor de pensar e agir de forma estratégica para atuar como líder em busca de resultados para o seu cliente. “O sucesso de um evento é o sucesso do cliente”, aponta Jeanine. Moane realizou uma apresentação sobre “O Valor e o Futuro dos Eventos – como serão os eventos em 2015 e Beyond”. O vice-presidente da MPI adiantou que a ABEOC terá espaço na programação do próximo LAMEC – Latin America Meetings & Events Conference, no próximo dia 17 de agosto, no WTC, em São Paulo. As duas entidades estão definindo os detalhes de uma parceria que vai ao encontro do objetivo da ABEOC de oferecer capacitação e qualificação para seus associados.
Também foi destaque na pauta do Encontro da ABEOC o projeto do Cartão Brasil Fidelidade, uma iniciativa de Sérgio Bicca, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e Conselheiro da ABEOC. Em breve o Cartão entra em fase piloto e promete benefícios para a cadeia produtiva de eventos a medida que possibilita o carregamento de créditos de produtos e serviços turísticos pagos por participantes de um evento e o compartilhamento de receitas entre os envolvidos.
Royal Palm Plaza
Todos os participantes do Encontro da ABEOC enalteceram a qualidade dos serviços e da infraestrutura do Royal Palm Plaza. Foi possível ver o Resort movimentado com diversos eventos – BMW, Novartis, Congresso Abraveq, Itaucard – acontecendo simultâneamente e em total harmonia. “Muito obrigado e parabéns ao Royal que entende a importância de parcerias com o nosso setor, que tanto movimenta os Hotéis com eventos”, afirma Anita Pires. Os participantes percorreram o Resort em visita técnica para conhecer a infraestrutura disponível para eventos.
A ABEOC também agradece o apoio do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

[Republicado por Mercado e Eventos, 26/06/2012, Falando de Feiras, 27/06/2012]